Donald Trump instrui demissão de procuradores da “Era DE”: polêmica e turbulência nos EUA

donald-trump-instrui-demissao-de-procuradores-da-22era-de223A-polemica-e-turbulencia-nos-eua

Trump instruiu a demissão de todos os procuradores da “Era DE”. Nas redes sociais, o presidente dos EUA afirmou que quer “limpar a casa imediatamente” e “restaurar a confiança”. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou, nesta terça-feira (18/2), que instruiu o Departamento de Justiça a demitir todos os procuradores considerados da “Era DE”. De acordo com Trump, o setor estava “politizado como nunca”.

A declaração foi feita na rede social X, antigo Twitter. O presidente norte-americano afirmou que a medida seria necessária para “limpar a casa imediatamente”. “Precisamos limpar a casa imediatamente e restaurar a confiança”, completou. Na última semana, cerca de 10 mil servidores foram demitidos de órgãos públicos dos EUA. A medida voltada para enxugar a máquina estatal americana, também é conduzida pelo conselheiro do republicano, o bilionário Elon Musk, dono da rede social “X”.

Os cortes intensificaram-se na sexta-feira (14/12) e atingiram diversas áreas da gestão pública. A lista de demitidos inclui pessoas que atuavam na administração de terras federais, na segurança do arsenal nuclear e no atendimento a veteranos de guerra. A decisão de Trump de instruir a demissão dos procuradores da “Era DE” gerou repercussão e controvérsia. Alguns apoiadores do presidente aplaudiram a ação, enquanto críticos a consideraram uma tentativa de usar o poder para atingir objetivos políticos pessoais.

A medida acontece em meio a um cenário de turbulência política nos Estados Unidos. Trump tem enfrentado críticas e processos de impeachment, além de uma polarização intensa no país. A demissão em massa dos procuradores da “Era DE” é mais um capítulo dessa saga política que tem sacudido a nação norte-americana. A ação de Trump ecoa em diversos setores da sociedade, gerando debates e reflexões sobre os limites do poder presidencial e a independência do sistema judiciário. É um momento de tensão e incerteza no cenário político internacional, com reflexos que podem se estender para além das fronteiras dos EUA.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp