Para diminuir o número de fraudes e minimizar os riscos para o comércio da Capital no momento da concessão e crédito, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia passa a ter em seu portfólio de serviços mais uma ferramenta para dar segurança ao empresário e também ao consumidor: o SPC Reconhecimento Facial. A tecnologia, que no Brasil já é adotada no check-in de companhias aéreas e em dispositivos de celulares, passa a ser realidade nos processos de concessão de crédito de todo o país. O serviço é inédito no mercado de bureaux.
O sistema, que identifica o cliente com um nível de acerto de 99,75%, tem como objetivo evitar qualquer tipo de fraude no sistema financeiro de empresas, por meio da leitura dos traços do rosto para confirmação de identidade. Além das faces já disponíveis, o próprio empresário poderá alimentar o sistema com novas imagens.
Com uma foto simples, captada pelo empresário no momento de realizar a venda, será possível confirmar a identidade do cliente. As imagens poderão ser captadas por meio de uma webcam, por exemplo. Assim que o software lê essas informações, por meio da câmera, o rosto da pessoa é automaticamente codificado. A partir daí, é anexado ao cadastro do indivíduo. Ou seja, toda vez que ele for fotografado em algum cadastro de crédito, as suas informações faciais serão comparadas com um banco de dados.
A diretora executiva da CDL Goiânia, Alexandra Lima, ressalta que essa inovação proporciona mais segurança para o mercado, pois permite identificar o consumidor com mais precisão no momento da compra. Para um resultado ainda mais eficaz, a diretora frisa que é importante que o empresário atualize os dados cadastrais dos clientes ao realizar a identificação biométrica.
No total, o SPC Brasil já tem mais de 36 milhões de faces em seu banco de dados. A expectativa é a de que, já no primeiro ano de operação, 3 milhões de faces sejam cadastradas em sua base.