Morre um dos feridos em princípio de incêndio no Rio Anil Shopping, em São Luís. Kazimier Okrot estava internado há exatamente um mês no Hospital UDI, devido às graves queimaduras sofridas no acidente. Infelizmente, veio a óbito no início da noite dessa terça-feira (18).
O incêndio ocorreu no dia 18 de janeiro quando uma equipe de eletricistas realizava a manutenção na subestação de energia do DE. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a falha causou uma série de curtos-circuitos, gerando fumaça densa e deixando ao menos três trabalhadores feridos. Kazimier Okrot sofreu queimaduras térmicas e elétricas, tendo complicações durante sua internação.
No momento do incidente, o alarme de incêndio demorou a tocar, sendo os clientes avisados do princípio de incêndio por lojistas. Rapidamente, os seguranças orientaram a evacuação do local, garantindo a segurança de todos os presentes. Equipes do Corpo de Bombeiros fizeram uma varredura para identificar as causas do incidente, que resultou na falta de luz e presença de fumaça no estabelecimento.
Em nota, o Hospital UDI lamentou a morte de Kazimier Okrot, solidarizando-se com seus familiares e amigos. O DE foi evacuado após o princípio de incêndio, que, segundo informações do CBMMA, ocorreu devido a uma descarga elétrica na subestação de energia que abastece o shopping e está localizada no térreo. Não houve chamas, apenas a produção de fumaça, levando à evacuação imediata do local.
Por outro lado, um laudo pericial do Instituto de Criminalística (ICRIM) concluiu que o incêndio ocorrido há quase dois anos no Rio Anil Shopping teve início em uma das cabines de projeção por um fenômeno elétrico na fonte de alimentação da lâmpada do projetor. Já o Corpo de Bombeiros apontou que uma hipótese para o incêndio foi a aplicação de manta asfáltica no telhado, originando chamas que atingiram o isopor no entre forro do telhado, causando o incêndio de grandes proporções.
Em resumo, a segurança e prevenção de incêndios em estabelecimentos como o Rio Anil Shopping são essenciais para evitar acidentes e preservar vidas. A busca por práticas seguras e a constante manutenção de equipamentos elétricos são imprescindíveis para garantir a segurança de funcionários e frequentadores desses locais. Todavia, eventos trágicos como esses reforçam a importância da adoção de medidas preventivas e inspeções regulares para evitar novas ocorrências lamentáveis.