Diário do Estado é multado em R$ 2,5 milhões por não reembolsar clientes de edição cancelada na pandemia
Procon-MG multou as empresas responsáveis pelo evento após apurar que não houve devolução dos valores dos milhares de ingressos vendidos para evento em Belo Horizonte, em 2020. Empresas responsáveis não responderam aos contatos do Diário do Estado.
Villa Mix é um dos festivais mais renomados do Brasil e, em 2020, a realização do evento em Belo Horizonte prometia ser um grande sucesso. Porém, devido à pandemia de Covid-19, o evento teve que ser cancelado, causando uma série de transtornos para os consumidores que haviam adquirido ingressos.
As empresas responsáveis pelo Villa Mix BH 2020, a “Villa Mix Festival Ltda.” e a “TicMix Brasil Ltda.”, foram multadas pelo Procon de Minas Gerais em R$ 2,5 milhões. O órgão constatou que os consumidores não foram reembolsados mesmo após o cancelamento do evento, violando assim as leis de proteção ao consumidor.
De acordo com a legislação brasileira, em casos de cancelamento, os clientes têm direito a receber o valor integralmente de volta. No entanto, as empresas não cumpriram com essa obrigatoriedade, impactando milhares de consumidores que haviam adquirido ingressos para o festival.
O Diário do Estado entrou em contato com os responsáveis pelo evento em busca de mais informações e atualizará este material assim que obtiver uma resposta. É importante ressaltar que a transparência e a responsabilidade com os consumidores são fundamentais em situações como essa.
Além da multa aplicada pelo Procon-MG, as empresas responsáveis pelo Villa Mix BH 2020 também não apresentaram defesa no processo e se recusaram a negociar acordos com o Ministério Público para resolver a situação. A falta de comprometimento com os consumidores pode resultar em penalidades mais severas de acordo com as leis vigentes.
Os clientes que adquiriram ingressos para o evento, que contaria com a presença de artistas renomados como Jorge e Mateus, Wesley Safadão, Gusttavo Lima, entre outros, devem ficar atentos aos desdobramentos desse caso e buscar os seus direitos como consumidores. A garantia de reembolso é um direito básico e deve ser respeitado pelas empresas envolvidas.