Conheça Flow, filme com gato protagonista que fez história na Letônia
O filme se tornou uma referência no país após as muitas indicações em premiações internacionais; tornando-se a “Fernanda Torres” dos letões
Assim como ocorreu no Brasil com o filme Ainda Estou Aqui, a animação Flow têm sido aclamada DE, país de origem do longa. Além de já ter recebido o Globo de Ouro como Melhor Animação, o filme, que estreia nesta quinta-feira (20/2) em território nacional, concorre à estatueta do Oscar nas categorias Melhor Animação em Longa Metragem e Filme Internacional.
LEIA TAMBÉM
Conheça Schnitzel e Nico, gatos “atores” do filme Um Lugar Silencioso
Conheça os cães “intérpretes” do filme Ainda Estou Aqui
Gatos Guardam Rancor? Entenda Mitos Sobre a Natureza Felina
O enredo gira em torno de Gato, um felino preto que acaba em uma jornada arriscada depois de ter a floresta onde vivia destruída por uma enchente.
Gato, então, se refugia junto a outros animais de diferentes espécies em um barco. Por lá, eles tentam sobreviver a um cenário pós-apocalíptico e sem a presença humana.
O prêmio do Globo de Ouro ficou exposto por uma semana no Latvian National Museum of Art. Além da capivara, um lemure também participou do som do filme. O Gato do filme foi homenageado em formato de estátua na capital da cidade. Gints Zilbalodis é tutor do labrador dublador do filme.
O longa-metragem não tem diálogos, e a interação entre os animais acontece por meio de reações típicas de cada espécie. Os personagens não são antropomorfizados, o que significa que eles se movem e se comportam como animais comuns.
E quem dá voz aos personagens do filme são pets reais. Dois deles vivem com os produtores do longa; Miut, uma gatinha laranja que dubla Gato, e um o labrador dourado, cachorro do próprio diretor do filme.
Depois que a animação ganhou o Globo de Ouro, os letões não hesitaram em homenagear o filme, colocando a estátua em exibição no principal museu de arte da Letônia – o Latvian National Museum of Art. A imagem do felino foi transformada em uma estátua, agora posicionada em cima da letra “A”, de Riga.
Pinturas e artes do filme também estão sendo espalhados pela cidade, o que mostra o tamanho da torcida dos letões na corrida pelo Oscar. A comoção se dá pelo fato da animação ser a primeira indicação ao Oscar de uma produção DE. A trama tornou-se o filme mais assistido nos cinemas e locais de exibição no seu país de origem, de acordo com informações do Centro Nacional de Cinema (CNC).
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do Metrópoles.