O Hamas entregou os corpos de reféns israelenses, incluindo um bebê de 9 meses e uma criança de 4 anos, em um acordo de trégua mediado por Catar, Egito e EUA.
Entrega dos Corpos de Reféns
O Hamas entregou os corpos de quatro reféns israelenses para a Cruz Vermelha, que os transportou para Israel. Entre as vítimas estão Shiri Bibas, uma mulher de 32 anos de origem argentina, e seus filhos, Ariel e Kfir, que tinham 4 anos e 9 meses, respectivamente, quando foram sequestrados em outubro de 2023. O Hamas alega que as mortes ocorreram durante um bombardeio israelense em novembro de 2023, embora isso nunca tenha sido confirmado por autoridades israelenses.
Reação do Presidente de Israel
O presidente de Israel, Benjamin Netanyahu, expressou sua devastação com a entrega dos corpos, descrevendo o dia como “muito difícil para o Estado de Israel”. A entrega faz parte de um acordo de trégua negociado com a mediação de Catar, Egito e Estados Unidos, que prevê a libertação de seis reféns israelenses vivos no sábado. Este acordo é composto por três fases, com a primeira etapa já realizada, envolvendo a troca de 33 reféns israelenses por 1.900 presos palestinos.
Fases do Acordo de Trégua
A segunda etapa do acordo deve ser concluída antes de 2 de março e incluirá a libertação de todos os reféns restantes. A terceira fase se concentrará na reconstrução de Gaza. O Hamas afirmou estar disposto a libertar todos os reféns de uma só vez durante a segunda fase, demonstrando sua “plena vontade de avançar” em direção a uma trégua duradoura.
Libertação de Reféns e Consequências do Conflito
Desde 19 de janeiro, 19 reféns israelenses foram libertados em troca de mais de 1.100 presos palestinos. Das 251 pessoas sequestradas em outubro de 2023, 70 continuam em Gaza, com 35 alegadamente mortas. O ataque do Hamas em outubro de 2023 resultou em 1.211 mortos em Israel, enquanto a ofensiva israelense na Faixa de Gaza deixou pelo menos 48.297 mortos, de acordo com o Ministério da Saúde local.