Em meio à onda de calor, os rios que abastecem Piracicaba estão registrando uma vazão e nível abaixo da média esperada para fevereiro. A vazão do Rio Corumbataí, que é responsável por mais de 80% do abastecimento da cidade, era de 16,2 mil litros de água por segundo nesta quinta-feira (20). Essa marca representa 56,3% abaixo da média esperada.
Os Rios Piracicaba e Corumbataí, que são os responsáveis pelo abastecimento de água em Piracicaba (SP), estão registrando uma vazão e nível abaixo da média esperada para fevereiro nesta quinta-feira, de acordo com o boletim Sala de Situação do Consórcio das Bacias PCJ. O volume de chuvas acumulado nos primeiros vinte dias do mês também está aquém do esperado para o período.
A vazão atual do Rio Corumbataí, responsável por mais de 80% do abastecimento de Piracicaba, estava em 16,20 mil litros de água por segundo nesta quinta-feira (20), 56,3% abaixo do volume médio esperado para o reservatório. O nível do manancial nessa mesma data era de 1,21 metro de profundidade, não atingindo a média para fevereiro, que é de 1,60 metro.
O Rio Piracicaba também apresenta índices abaixo do esperado para fevereiro ao fim das três primeiras semanas do mês. O manancial, responsável por cerca de 20% do abastecimento, tem uma vazão 36,2% abaixo da média para o período nesta quinta-feira (20), com 112 mil litros de água por segundo na estação de captação na região da Rua do Porto, em Piracicaba.
Além disso, a temperatura em Piracicaba atingiu os 35,2ºC no última segunda-feira (17), registrando a temperatura máxima mais elevada do ano. Segundo medições do Posto Meteorológico da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, a mínima foi de 20,1ºC e a média de 27,7ºC. A cidade também registrou 33% de umidade mínima do ar, o menor índice do ano.
Em relação às chuvas, o volume acumulado em fevereiro até o dia 20 foi de 89,7 milímetros no Rio Piracicaba, representando 62% da expectativa para o período. Já o Rio Corumbataí registrou 78,2 milímetros de chuva, o que equivale a 52,6% da média de precipitação para fevereiro. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo de possibilidade de chuvas intensas.