Dengue em Mogi Guacu: casos confirmados em 2025 superam todo o ano passado; mortes dobram. Medidas emergenciais são tomadas.

dengue-em-mogi-guacu3A-casos-confirmados-em-2025-superam-todo-o-ano-passado3B-mortes-dobram.-medidas-emergenciais-sao-tomadas

Mogi Guacu já tem mais casos de dengue confirmados este ano do que em 2024 inteiro; mortes dobraram

No ano passado, foram registrados 6.719 casos da doença e 5 mortes. Em 2025, a cidade já soma 6.836 confirmações e 10 pessoas morreram.

Mosquito da dengue — Foto: Reprodução/EPTV

O número de casos de dengue confirmados em Mogi Guacu (SP) até esta sexta-feira (21) já superou as confirmações no ano de 2024 inteiro. Diante da alta, a prefeitura informou que tem feito mutirões de limpeza e que aumentou o valor de multas a proprietários de imóveis com focos do Aedes aegypti.

Em 2025, são 6.836 casos confirmados no município, contra 6.719 no ano passado. As mortes por dengue também aumentaram no mesmo período. Este ano, dez pessoas morreram em decorrência da dengue em Mogi Guacu, enquanto em 2024 foram registradas cinco mortes.

INCIDÊNCIA

Mogi Guacu registrava coeficiente de incidência de casos 13,7 vezes maior que o limite estabelecido para situação de emergência para a doença, decretada em todo o estado nesta quarta-feira (19). Na cidade, a incidência chegava a 4.128 casos a cada 100 mil habitantes.

⚠️ O coeficiente de incidência é um cálculo feito por autoridades de saúde que estima o risco de ocorrência de casos de dengue, em períodos endêmicos e epidêmicos, numa determinada população em intervalo de tempo determinado, segundo o Ministério da Saúde.

Esse cálculo é feito dividindo o número de casos novos confirmados de dengue em moradores pela população total do município, multiplicando esse resultado por 100 mil na sequência. Se a taxa ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes, é decretada emergência.

Os dados foram obtidos junto às prefeituras e também via Painel de Monitoramento das Arboviroses, atualizado pelo Ministério da Saúde.

MEDIDAS

A prefeitura de Mogi Guacu informou que faz visitas casa a casa para eliminar criadouros, campanhas educativas para conscientização da população e mutirões de limpeza. Também disse que ampliou o valor de multas a proprietários de domicílios com incidência de focos, e aplica as vacinas disponíveis para o público-alvo.

OUTRAS MORTES

Ao todo, a região de Campinas contabiliza 19 mortes causadas por dengue:

– Mogi Guacu – 10 mortes
– Amparo – 5 mortes
– Americana – 3 mortes
– Espírito Santo do Pinhal – 1 morte

VÍDEOS: TUDO SOBRE CAMPINAS E REGIÃO

Veja mais notícias da região no DE Campinas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp