Semana do Mico-leão-preto tem contação de histórias para moradores e trilha com entidades e escolas em Teodoro Sampaio
A programação comemorativa da Semana do Mico-leão-preto terá início neste domingo (23) na Praça Antônio Evangelista da Silva, em Teodoro Sampaio (SP).
Com a contação de histórias intitulada “Causos da Floresta: caminhos trilhados nos 40 anos da Conservação do Mico-Leão-Preto”, o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) dá início à celebração do Dia Nacional do Mico-leão-preto, na cidade de Teodoro Sampaio (SP).
Desde 2018, o Dia Nacional do Mico-leão-preto é celebrado em 28 de fevereiro (ou 29 em anos bissextos) conforme estabelecido pela Portaria nº 4 do Ministério do Meio Ambiente.
Aqueles que comparecerem à Praça Antônio Evangelista da Silva no domingo, das 09h às 10h30, terão a oportunidade de ouvir as histórias vividas por Sebastião dos Santos, conhecido como Tião, um agricultor com 76 anos de experiência na região do Pontal do Paranapanema.
Além da contação de histórias, o IPÊ também realizará a doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica a partir das 10h, estimulando a preservação do habitat do mico-leão-preto.
O Dia Nacional do Mico-leão-preto é uma data importante para conscientizar sobre os desafios enfrentados por essa espécie ameaçada de extinção, reconhecida como símbolo do Estado de São Paulo por ocorrer exclusivamente nessa região. É também uma ocasião para destacar os avanços nas medidas de conservação, tanto para a espécie quanto para o seu habitat na Mata Atlântica, como destaca Gabriela Rezende, coordenadora do Programa de Conservação do Mico-leão-preto no IPÊ.
Por cerca de 70 anos, o mico-leão-preto foi considerado extinto até ser redescoberto em 1970 na região do Pontal do Paranapanema. Em 2003, entrou para a lista de espécies ameaçadas de extinção da IUCN, classificada como Criticamente Ameaçada, e em 2008 passou para o status de Em Perigo após 24 anos de ações voltadas à conservação.
O Programa de Conservação do Mico-leão-preto completa 40 anos em 2024, mostrando o compromisso de longo prazo na preservação dessa espécie.
Durante a Semana do Mico-leão-preto, a educação ambiental ocorre em diversas frentes, incluindo a participação de alunos da rede pública de ensino, beneficiários de programas sociais e instituições comunitárias nas atividades realizadas no Parque Estadual do Morro do Diabo, o principal reduto dos micos-leões-pretos.
A programação da semana inclui a participação de mais de 100 alunos das escolas públicas locais nas atividades de contação de histórias e trilha do Mico-leão-Preto, além de iniciativas envolvendo beneficiários de programas sociais como o Cras e a Apae.
Na sexta-feira, Dia do Mico-leão-preto, alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental terão a oportunidade de participar das atividades educativas, promovendo o senso de pertencimento à comunidade e o cuidado com o patrimônio natural que é de todos.
A Semana do Mico-leão-preto em Teodoro Sampaio reforça a importância da conservação dessa espécie icônica e seu habitat na Mata Atlântica, incentivando a participação e a conscientização da população local. Celebrar o Dia Nacional do Mico-leão-preto é reconhecer a necessidade de proteger nossa biodiversidade e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.