Influencer fitness com mais de 500 mil seguidores no Instagram, Victória Marques do Nascimento foi a escolhida para ser a Rainha do Carnaval do Recife em 2025 (veja vídeo acima). A passista de 27 anos, que venceu o concurso ao lado do amigo de infância José Roberto Jbill, contou ao DE (nome trocado) que precisou lutar contra a depressão, após a morte da mãe, em outubro de 2023.
Salete Marques do Nascimento tinha 46 anos quando morreu de insuficiência respiratória, meses depois que a filha concorreu a rainha do carnaval pela primeira vez, sem sucesso. Professora de dança, foi Salete que ensinou os primeiros passos para a jovem, que cresceu no Morro da Conceição, na Zona Norte da capital pernambucana, onde mora até hoje.
“A gente morava numa casa bem pequena, ela afastava todos os móveis e me ensinava os passos de frevo. Tenho uma foto lá onde eu moro, onde era tudo de barro. E eu [estava] toda melada de barro, mas aí era uma alegria só, era uma emoção, eu dançando na pontinha [do pé] e ela me ensinando. A família era toda dentro da cultura”, recordou Victória.
Para ganhar a competição, realizada em 14 de fevereiro no Pátio de São Pedro, a artista desbancou 21 concorrentes, chamando a atenção de 14 jurados ao disputar as categorias de desenvoltura, elegância, alegria, conhecimento, irreverência e frevo no pé.
Além da dança, Victória é atuante na internet. Com mais de 500 mil seguidores no Instagram, ela compartilha a rotina de exercícios, necessária para se manter bem fisicamente e aguentar o “rojão” de shows e compromissos como majestade da folia.
Também foi durante a infância, enquanto participava das aulas na Escola Municipal de Frevo, no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, que Victória conheceu o bailarino José Roberto Jbill, de 28 anos, eleito rei do carnaval junto com ela em 2025.
“Comecei a dançar aos 8 anos de idade, mas, profissionalmente, aos 12. E comecei, realmente, a fazer com que a dança fosse uma renda para a minha casa, para a minha mãe, aos 14 anos de idade”, contou o Rei Momo, que cresceu no Alto da Bondade e hoje mora no bairro de Águas Compridas, em Olinda.
Roberto disse que não combinou com a amiga de participar do concurso deste ano, mas ficou muito feliz quando soube que ela também estava concorrendo e, depois, quando foi eleita.