SUS Animal: veterinário gratuito para tutores de baixa renda no RS

sus-animal3A-veterinario-gratuito-para-tutores-de-baixa-renda-no-rs

Conheça o SUS Animal: serviço voluntário no RS oferece veterinário gratuito para tutores de baixa renda

Projeto foi pensado por estudantes no município de Barra do Ribeiro e funciona desde 2023. A iniciativa realizou 320 atendimentos em 2024.

SUS Animal: Serviço veterinário gratuito no RS

SUS Animal: Serviço veterinário gratuito no RS

A ideia de um grupo de alunos do 8º ano de Barra do Ribeiro, na região sul do Estado, foi a semente para a criação de um projeto especial: uma clínica de atendimento gratuito para pets. Só no ano passado, o projeto realizou 320 atendimentos. Tudo é feito de forma voluntária e gratuita.

O serviço, que surgiu em 2023 e foi batizado de SUS Animal, oferece exames, consultas e tratamentos para animais com tutores de baixa renda.

Animais recebem atendimento sem custos — Foto: Reprodução/RBSTV

COMO SURGIU

O projeto teve início em sala de aula, na Escola Fundamental São José. Em abril de 2023, 17 alunos tiveram que preparar o texto para uma petição, uma atividade valendo nota. Foi então que nasceu a ideia: criar o “Sistema Único de Saúde Animal”. O texto acabou não virando projeto de lei, mas ganhou vida com a Associação Para Controle Populacional de Animais (ACPA) de Barra do Ribeiro, que já atuava há 10 anos na região.

“Sou bibliotecária na Escola São José, e os alunos estavam fazendo um projeto que se chamava SUS Animal. E a gente disse: ‘olha, é a nossa cara, vamos conversar com a escola, vamos conversar com o professor, com os alunos, e se eles permitem que a gente faça a parte prática disso, né? Que a gente coloque, tire da teoria, tire do papel esse projeto deles’. E foi exatamente isso que aconteceu. A gente conversou com a direção, conversou com eles e iniciamos o projeto”, contou Rosa Elena Manoel, vice-presidente da Associação.

O “SUS Animal” não tem ligação com o poder público e depende de doações e patrocínios. Segundo Rosa Elena, presidente da ACPA, o local possui dois veterinários fixos, um clínico e um cirurgião. Uma vez por mês, a clínica ainda conta com o Projeto Castração.

Para os próximos meses, a ideia é expandir o projeto e, até mesmo, criar uma farmácia popular para os animais.

“Também não adianta fazer o tratamento aqui e ele não consegue continuar em casa com o medicamento. Não vai ter o dinheiro para poder comprar o medicamento. Então isso já está fazendo parte do nosso segundo projeto de formar uma farmácia popular, de conseguir patrocínio para comprar o medicamento, para entregar para a pessoa que não tem condições”, contou Marco Aurélio, presidente da Associação.

Aurélio também explica que o objetivo agora é propor ao governo de Estado a possibilidade de usar Barra do Ribeiro como projeto piloto para todas as cidades do Rio Grande do Sul.

Para o animal conseguir acesso ao serviço, basta agendar horário através do contato (51) 99751-3132 e estar com os itens abaixo:

Documento com foto;
Comprovante de residência;
Estar inscrito no CadÚnico.

Tutores buscam atendimento gratuito para seus pets — Foto: Reprodução/RBSTV

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp