William Batista: Trajetória emocionante leva treinador do América-MG à final do Mineiro; veja sua superação

william-batista3A-trajetoria-emocionante-leva-treinador-do-america-mg-a-final-do-mineiro3B-veja-sua-superacao

Finalista do Mineiro, treinador do América-MG chora ao relembrar dificuldades:
“Fui fazer Uber”; veja

William Batista, de apenas 31 anos, conquista classificação junto ao Coelho
diante do Cruzeiro e vai disputar a final do Mineiro contra o Atlético-MG.

A vitória do América-MG nos pênaltis sobre o Cruzeiro, pela semifinal do Campeonato Mineiro, faz com que o time volte a uma final de Estadual após dois anos. A última vez que o Coelho disputou uma final foi em 2023, e o último título foi em 2016. O jovem treinador William Batista, de apenas 31 anos, tem o sonho de conquistar o troféu com o América-MG em sua primeira final em um time profissional.

O comandante chorou ao relembrar a caminhada até chegar a este momento. Willam, com apenas 31 anos, chegou a tentar a carreira como jogador, mas sem sucesso, ele voltou o foco para ser treinador. Ele relembra que a dificuldade o fez encarar outras profissões, mas nunca desistir do sonho de trabalhar com o futebol.

Em 2017, depois de trabalhar no Atibaia em 2016, eu fiquei um ano desempregado. Eu me lembro que eu fui fazer Uber. E eu fiz 6, 7 meses de Uber em 2017, e um dia à noite, saindo, 3 da manhã, eu pego alguns jovens numa balada em Campinas e eu tinha o uno da minha mãe. Eles derrubam um monte de bebida alcoólica ali no carro e ficou aquele cheiro forte. Eu vou embora pra casa, acordo meus pais, e começo a chorar e falo: “Isso aqui não é a minha vida”.

Passam três meses, um amigo meu me indica na Chapecoense, eu fico um ano, e eu sou demitido. Depois, fiz um processo seletivo no América para ser auxiliar no Sub-20. Eu já tinha sido reprovado em duas entrevistas, e a terceira foi no América. Falei que ia dizer tudo o que eu sentia. Disse que iria desfrutar do América e faria o máximo para que acontecesse. E hoje estou aqui. O América me escolheu, e sou muito grato – contou emocionado.

William soma cinco anos no América. Essa é a segunda passagem pelo clube. Ele foi treinador do Sub-20, conquistando o Campeonato Mineiro da categoria e chegando a uma final de Copa São Paulo de Futebol Junior. Saiu para o Vasco, passou pelo Bragantino, mas voltou ao clube no ano passado, integrando a comissão técnica fixa. Com a saída de Lisca, William foi efetivado como treinador.

No Vasco, o treinador chegou a comandar a equipe profissional por dois jogos no Estadual e foi demitido com uma vitória e um empate. No Coelho, William Batista completou dez partidas, com três vitórias, seis empates e uma derrota.

As finais do Mineiro acontecem nos dias 08 e 15 de março. O Atlético-MG, adversário na disputa pelo título, faz o primeiro jogo como mandante, e o América decide em casa por ter tido melhor campanha na primeira fase.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp