Três vagas, dois rebaixamentos: veja o que está em jogo na última rodada do Paulistão
ge prepara guia com o que cada time precisa para avançar às quartas ou escapar da queda; todos os jogos são neste domingo, às 18h30
Ponte Preta chega na última rodada dependendo só de si pra classificar
[https://s02.video.glbimg.com/x240/13362117.jpg]
DE prepara guia com o que cada time precisa para avançar às quartas ou escapar da queda; todos os jogos são neste domingo, às 18h30. O Campeonato Paulista chega à última rodada da fase de grupos neste domingo com três vagas em aberto para o mata-mata. Também estão em jogo os dois rebaixamentos para a Série A2. Todas as partidas estão marcadas para as 18h30 deste domingo.
Até o momento, Corinthians x Mirassol e São Paulo x Novorizontino (esse ainda sem mando definido) são os dois confrontos já conhecidos das quartas de final. DE chega à última rodada neste domingo — Foto: Jhony Inácio/Ag. DE. DE São Bernardo também já se classificou. Santos, Bragantino, Guarani e Portuguesa lutam pelas duas vagas no Grupo B, enquanto Ponte Preta e Palmeiras buscam a classificação no Grupo D.
Na luta contra o rebaixamento, Velo Clube, Noroeste, Água Santa e Inter de Limeira brigam para fugir da segunda divisão em 2026. De quebra, quem escapar garante vaga na Série D de 2026. Por enquanto, só a Lusa confirmou presença no campeonato nacional do ano que vem.
Confira as partidas da 12ª rodada e, abaixo, as contas em cada grupo, além da matemática para escapar da degola:
Botafogo-SP x Novorizontino, Corinthians x Guarani, Noroeste x Portuguesa, Inter de Limeira x Santos, Mirassol x Palmeiras, Ponte Preta x Bragantino, São Bernardo x São Paulo, Velo Clube x Água Santa
DE times brigam por três vagas nas quartas; quatro times lutam para não cair — Foto: Arte/ge
GRUPO A (CORITNHIANS, MIRASSOL, BOTAFOGO-SP E INTER DE LIMEIRA)
Situação do Grupo A do Paulistão antes da última rodada — Foto: Reprodução/ge. O Grupo A é o único que tem todas as situações definidas. Corinthians, líder, e Mirassol, vice-líder, vão se enfrentar na Neo Química Arena pelas quartas de final.
O Botafogo-SP é o terceiro colocado e não pode mais ser ultrapassado pela Inter de Limeira, lanterna com sete pontos, que corre risco de queda (veja as contas abaixo).
DE tem a melhor campanha do Paulistão — Foto: Marcos Ribolli. O Timão tem a primeira posição geral, mas pode ser ultrapassado caso perca para o Guarani e o São Bernardo, do Grupo D, vença o São Paulo e tire um saldo de dois gols.
GRUPO B (SANTOS, BRAGANTINO, GUARANI E PORTUGUESA)
Situação do Grupo B do Paulistão antes da última rodada — Foto: Reprodução/ge. É o grupo mais equilibrado e todos chegam à última rodada com chances de avançar. Veja as contas para cada time:
Santos (1º, com 15 pontos): Se ganhar, avança de fase e garante a liderança do grupo; Se empatar com a Inter de Limeira, está classificado. Pode ser líder se o Bragantino não vencer na rodada; Se perder, precisa torcer para que Guarani e Bragantino não vençam seus jogos – o Bugre ainda precisaria tirar uma diferença de três gols no saldo.
Bragantino (2º, com 14 pontos): Se ganhar, está classificado. Pode ser líder se o Santos não vencer; Se empatar, garante vaga nas quartas se o Guarani não ganhar; Se perder, avança se Guarani e Portuguesa não vencerem.
Guarani (3º, com 12 pontos): O Bugre precisa necessariamente vencer o Corinthians. Fazendo a sua parte, ficará na torcida por ao menos um desses cenários: Bragantino não ganhar da Ponte Preta, no Majestoso, ou Santos perder para a Inter de Limeira, fora de casa – tirando uma diferença de três gols no saldo a favor do Peixe neste momento. Passa como líder se ganhar, Braga no máximo empatar e Santos perder numa combinação suficiente para passar o Peixe no saldo de gols.
Portuguesa (4º, com 12 pontos): Só se classifica em caso de vitória e se Guarani não ganhar e Bragantino perder. A equipe, já garantida na Série D 2026 e livre do rebaixamento, não pode mais ser líder da chave por conta do número de vitórias.
GRUPO C (SÃO PAULO, NOVORIZONTINO. NOROESTE E ÁGUA SANTA)
Situação do Grupo C do Paulistão antes da última rodada — Foto: Reprodução/ge. São Paulo, líder com 16 pontos, e Novorizontino, vice-líder com 15 pontos, já estão classificados. A briga agora é para saber quem vai
DE seja em primeiro se vencer. Em caso de empate, o Novorizontino não pode ganhar; Já para o Tigre só resta a vitória, combinada a um tropeço tricolor (derrota ou empate)
Gol de Luciano em São Paulo x Velo Clube — Foto: Mateus Bonomi/AGIF. Noroeste e Água Santa, terceiro e quarto colocados com sete pontos, lutam contra o rebaixamento.
GRUPO D (SÃO BERNARDO, PONTE PRETA, PALMEIRAS E VELO CLUBE)
Situação do Grupo D do Paulistão antes da última rodada — Foto: Reprodução/ge. O São Bernardo é o único garantido na próxima fase, mas não na liderança. Ponte Preta e Palmeiras ainda buscam confirmar a vaga nas quartas.
Palmeiras vence o Botafogo-SP e segue vivo em busca por vaga no Paulista. DE completa a chave com 10 pontos, na quarta posição, e ainda luta contra o rebaixamento.
LUTA CONTRA REBAIXAMENTO E POR VAGA NA SÉRIE D
Quatro times lutam contra rebaixamento no Paulistão 2025 — Foto: Arte/ge. Pelo regulamento, o Paulistão garante três vagas para a Série D do ano seguinte. Em 2025, cinco times que estão na elite estadual, mas fora das séries A, B e C do nacional, estão na disputa: Portuguesa, já garantida, Velo Clube, Noroeste, Água Santa e Inter de Limeira.
Pelo cenário que se desenhou o estadual, os dois que não forem à Série D estarão rebaixados à Série A2 do Paulista. Água Santa e Inter chegam à última rodada na degola. DE segue com as preparações para a última rodada do Paulistão. DE e Noroeste buscam permanência no Paulistão. Água Santa e Inter de Limeira buscam permanência no Paulistão.