Nordeste Já: Como 155 artistas brasileiros se uniram em 1985 para ajudar a região

nordeste-ja3A-como-155-artistas-brasileiros-se-uniram-em-1985-para-ajudar-a-regiao

Há 40 anos, disco uniu 155 artistas brasileiros para ajudar o Nordeste dois meses após ‘We are the world’

A iniciativa “Nordeste Já” trouxe duas canções unindo diversos artistas em prol das vítimas de enchentes que atingiram a região em 1985, após cinco anos de forte seca. O DE conversou com Fagner, Fausto Nilo e outros músicos envolvidos no projeto e revela bastidores da gravação.

Há 40 anos, artistas brasileiros lançavam a música ‘Chega de Mágoa’ para ajudar o Nordeste

Há 40 anos, um time com 155 estrelas da música popular brasileira se reuniu para gravar duas canções em um compacto especial em vinil. O ano era 1985, e o Nordeste vivenciava enchentes depois de cinco anos seguidos de seca. Grandes nomes se mobilizaram para a iniciativa Nordeste Já, dois meses após o lançamento de “We are the world”, hit norte-americano concebido para ajudar a população pobre africana

Artistas nordestinos participaram ativamente da organização do projeto, como Fagner, Gilberto Gil e Caetano Veloso. A iniciativa foi coordenada e realizada pelo Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro (SindMusi).

Em um tempo em que a comunicação dependia dos telefones fixos e dos orelhões, a ideia conseguiu juntar os artistas brasileiros em poucos dias. Em maio de 1985, as duas canções também foram registradas em clipes com exibição no Fantástico.

O resultado foi um disco compacto distribuído pela Caixa Econômica Federal, com tiragem inicial de 500 mil exemplares. Os valores arrecadados foram destinados à construção de centros comunitários no Rio Grande do Norte, em Pernambuco e no Piauí, segundo informações do SindMusi. A reportagem procurou a Caixa, mas o banco não divulgou o valor arrecadado nem as cidades beneficiadas.

“Chega de mágoa” e “Seca d’água” foram músicas compostas em esforços coletivos. Para o disco, os artistas trabalharam de forma voluntária e cederam os direitos autorais. Foram três sessões de gravações entre os dias 8 e 16 de maio no Multistudio, no Rio de Janeiro, formando um encontro histórico das grandes lendas da música brasileira.

Em março de 1985, a música “We are the world” era lançada. Escrita por Michael Jackson e Lionel Richie, a canção foi gravada por 45 cantores norte-americanos, como parte do projeto USA for Africa. O objetivo era arrecadar fundos para o combate à fome e às doenças no continente africano.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp