Refém israelense beija integrantes do Hamas durante cerimônia de libertação

image-rmdhe7zqh0

O refém israelense Omer Shem Tov beijou integrantes do Hamas ao ser libertado, gerando debates sobre a Síndrome de Estocolmo. Descubra mais sobre este evento polêmico!

Imagens da Libertação de Omer Shem Tov

Imagens de Omer Shem Tov, um jovem luso-israelense de 22 anos, beijando a testa de integrantes do Hamas durante sua libertação, viralizaram nas redes sociais. O evento ocorreu em uma cerimônia pública no campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, na última sexta-feira. Shem Tov, que foi sequestrado no festival de música Nova em 7 de outubro de 2023, sorriu e acenou para o público enquanto cumprimentava carinhosamente seus sequestradores.

Participação de Outros Reféns na Cerimônia

Junto a ele, outros dois reféns, Eliya Cohen, de 27 anos, e Omer Wenkert, de 23 anos, participaram do evento de soltura. Todos usavam uniformes militares e acenavam para os presentes. A Cruz Vermelha assinou os documentos de transferência antes da cerimônia.

Mensagem do Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu

Ao fundo do palco montado pelo Hamas, havia um cartaz com uma citação do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que dizia: “Apenas a pressão militar pode devolver os reféns.” Abaixo, a resposta do Hamas: “Bibi… Não pressione… Relaxa.”

Repercussão nas Redes Sociais

O gesto de Shem Tov repercutiu nas redes sociais, com alguns internautas interpretando os beijos como gestos espontâneos e outros como exigências do Hamas. Em entrevista ao Channel 12, a família de Shem Tov descreveu o jovem como “a pessoa mais positiva do mundo” e disse que ele “se dá bem com todos, até mesmo com o Hamas.”

Libertações em Outros Locais da Faixa de Gaza

Horas antes da libertação em Nuseirat, outros dois reféns, Tal Shoham, de 40 anos, e Avera Mengistu, de 39 anos, ganharam a liberdade em Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza. Eles também passaram por uma cerimônia de libertação.

Comparação com Hisham al-Sayed

Diferente do Hisham al-Sayed, de 37 anos, que foi libertado no norte da Faixa de Gaza sem evento público. Al-Sayed sofre de esquizofrenia e foi detido pelo Hamas em abril de 2015.

Troca de Reféns

Em troca dos seis reféns, Israel concordou com a libertação de 602 detentos palestinos. A medida inclui 60 presos que estão cumprindo longas sentenças, 50 com prisão perpétua, 47 que foram libertados como parte da troca em 2011 por Gilad Shalit e mais de 100 que serão deportados imediatamente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp