Israel ataca cisjordânia

image-23nm6zirnq

Israel realiza operação militar na Cisjordânia, deslocando milhares de palestinos. A ação inclui o uso de tanques pela primeira vez em mais de 20 anos.

Introdução

O exército de Israel realizou uma operação militar na Cisjordânia, marcando a primeira vez em mais de vinte anos que tanques foram utilizados na região. A ação, que envolveu as Tropas da Brigada de Infantaria Nahal e a Unidade de Comando Duvdevan, teve como objetivo combater grupos terroristas armados em vilas próximas a Jenin, uma das maiores cidades da Cisjordânia.

Deslocamento de palestinos

Durante a operação, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, anunciou que três campos de refugiados no norte da Cisjordânia foram esvaziados. Segundo Katz, cerca de 40 mil palestinos foram evacuados dos campos de Yanín, Tulkarem e Nus Shams, que agora estão vazios. As autoridades israelenses proibiram o retorno dos moradores a essas áreas.

Implicações da operação

A operação é vista como uma tentativa de Israel de reprimir atividades de grupos armados na região. No entanto, os palestinos acusam as forças israelenses de usar essas operações para deslocá-los permanentemente. A última vez que Israel utilizou tanques na Cisjordânia foi durante a Operação Escudo Defensivo, em 2002.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp