Marcelo Rubens Paiva sofre agressão em bloco de pré-carnaval em SP

IMG_5430

No último domingo, 23, o escritor Marcelo Rubens Paiva foi agredido durante o bloco de pré-Carnaval Acadêmicos do Baixo Augusta, em São Paulo. Paiva, cadeirante, usava uma máscara da atriz Fernanda Torres, protagonista do filme “Ainda Estou Aqui”, baseado em seu livro. Durante o evento, um homem tentou atingi-lo com uma lata de cerveja, e logo depois, outro arremessou uma mochila em sua direção, atingindo seu rosto. Em seguida, um homem o provocou com gestos obscenos, levando seguranças a intervir.

Repercussão da agressão e solidariedade

Marcelo Rubens Paiva, autor de “Ainda Estou Aqui” e “Feliz Ano Velho”, foi homenageado pelo bloco. O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, está indicado ao Oscar 2025 nas categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, emitiu uma nota de solidariedade ao escritor, repudiando a violência e destacando a importância da diversão e do respeito durante o Carnaval.

O ex-ministro da Secom e deputado federal Paulo Pimenta expressou sua solidariedade, afirmando que atacar um símbolo da cultura e da resistência democrática é um ato covarde. Paiva, que desfilou ao lado da atriz Alessandra Negrini, reagiu à agressão avançando com sua cadeira de rodas em direção às grades de contenção.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp