Papa Francisco está em estado crítico e sofre com insuficiência renal leve, informa Vaticano

379375978-67b6aea5258c7a8d-1400x823-1

O Papa Francisco está em estado crítico no hospital Gemelli, em Roma, onde está internado desde 14 de fevereiro. De acordo com o último boletim médico divulgado pelo Vaticano, o pontífice não sofre mais de crises respiratórias, mas apresenta uma insuficiência renal leve, identificada por exames de sangue.

“O estado de saúde do Santo Padre continua crítico. No entanto, desde ontem à noite ele não apresentou mais crises respiratórias”, disse o boletim. “No entanto, alguns exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial, leve, atualmente controlada. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum resultado exigem que o prognóstico permaneça reservado”.

A crise respiratória que motivou a internação do Papa foi superada. Ele não teve novas crises desde a noite de sábado, mas o tratamento com oxigênio continua, utilizando cânulas nasais. O Papa participou da missa no hospital e expressou gratidão aos médicos e profissionais de saúde.

Prognóstico

O prognóstico do Papa é reservado. A complexidade do quadro clínico exige aguardar os resultados das terapias farmacológicas. Em uma mensagem escrita, o Papa afirmou que segue o tratamento com confiança e que o descanso faz parte da terapia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp