O Rio Grande do Sul enfrenta uma onda de calor escaldante com temperaturas acima de 40°C e temporais isolados. A MetSul Meteorologia prevê chuva irregular e instabilidade até o fim da semana.
Aquecimento intenso na semana
A semana que se inicia no Rio Grande do Sul será marcada principalmente pelo calor escaldante, com todos os dias sendo quentes ou excessivamente quentes para milhões de gaúchos. A onda de calor ganha força no estado, favorecendo chuva irregular e temporais isolados. Esta segunda onda de calor de fevereiro está associada a uma bolha de calor entre a Argentina, Uruguai, Paraguai e o Rio Grande do Sul, afetando ainda parte de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Previsão para segunda-feira
Na segunda-feira, o primeiro dia útil da semana será de muito calor no Rio Grande do Sul. Grande número de municípios gaúchos rompe à tarde a marca dos 35ºC nos termômetros. Oeste, Centro, Noroeste, Vales e Grande Porto Alegre serão as regiões mais quentes, com máximas de 36ºC a 40ºC. O sol predomina durante o dia no Rio Grande do Sul, apesar da presença de nuvens esparsas que se formam pelo aquecimento diurno. Não chove em quase todas as cidades hoje e qualquer instabilidade será isoladíssima.
Calor extremo na terça-feira
Já a previsão do tempo para a terça-feira aponta a intensificação ainda maior do calor no estado, com uma tarde que será tórrida. Grande número de municípios vai anotar máximas acima de 35ºC e vários terão máximas à tarde perto, ao redor ou acima de 40ºC, inclusive na área de Porto Alegre e região metropolitana. O sol aparece com nuvens durante a terça-feira em todo o Rio Grande do Sul, porém o excessivo calor deve formar nuvens carregadas bastante isoladas em poucos pontos da tarde para a noite, com chuva isolada e risco de temporais bastante localizados.
Quarta-feira de calor intenso
A quarta-feira será outra jornada tórrida para os gaúchos. Mais uma vez, a tarde terá máximas acima de 35ºC na maior parte do estado, com máximas próximas, em torno e acima de 40ºC em diferentes localidades, inclusive na Grande Porto Alegre. O sol e nuvens dominam o território gaúcho, mas da tarde para a noite o calor induz áreas de instabilidade isoladas com pancadas de chuva em diversas regiões. Com o calor excessivo, alguns pontos podem ter temporal com chuva forte, vendaval ou queda de granizo.
Instabilidade e calor na quinta-feira
Na quinta-feira, o sol novamente aparece com nuvens no Rio Grande do Sul, porém a cobertura de nebulosidade será maior no estado. Com maior umidade, a atmosfera vai estar mais instável. Chove de manhã já em alguns pontos e em maior número de locais da tarde para a noite. A chuva será irregular e mal distribuída, entretanto, pelo calor, deve ser localmente forte e com risco de temporais isolados com vento e granizo. O calor prossegue na quinta-feira, embora com máximas menos altas que nos dias anteriores. A maior parte do estado deve ter máximas entre 32ºC a 35ºC, exceto cidades mais ao Sul gaúcho. Em alguns municípios, como nos vales, deve fazer entre 35ºC e 37ºC.
Continuação do calor na sexta-feira
Finalmente, a previsão do tempo para a sexta-feira indica ainda calor, forte a intenso na maioria das cidades. Outra vez, a grande maioria das cidades gaúchas terá um dia quente e abafado com máximas de 32ºC a 35ºC, mas algumas localidades devem passar de 35ºC com máximas à tarde de 36ºC a 37ºC, como a Grande Porto Alegre e os vales. A sexta-feira no Rio Grande do Sul será um dia de sol, nuvens e chuva novamente. O sol chega a aparecer em diferentes regiões, mas já chove de manhã em alguns pontos. A instabilidade com chuva irregular é mais acentuada.