Uma operação realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encontrou madeira sendo retirada ilegalmente de áreas de reserva de proteção, em São Miguel do Araguaia. Segundo o Ibama, cerca de 30 proprietários rurais sem autorização para a retirada das árvores foram identificados e as multas para os fazendeiros totalizaram mais de R$ 1 milhão.
Na operação que durou um mês, as imagens feitas por satélite identificaram 30 pontos de desmatamento na região. Durante a fiscalização, uma gravação mostrou a grande quantidade de madeira arrancada dentro de uma mata.
Além disso, nove máquina usadas para o desmatamento foram apreendidas. Um mutirão foi necessário para retirar as vigas e troncos apreendidos, que foram levados para um pátio.
Equipes do Batalhão Ambiental da Polícia Militar também participaram da operação que identificou 765 hectares de cerrado desmatado. Parte dessa área estava dentro de reservas ambientais, que são consideradas intocáveis.