Uma idosa de 100 anos, conhecida com carinho como a “Vovozinha Centenária”, está se recuperando de uma fratura após passar por uma cirurgia no Hospital Municipal Albert Schweitzer (HMAS), em Realengo, Zona Oeste do Rio. Dona Maria Otalia sofreu uma queda em casa no início de fevereiro, que resultou na quebra do fêmur. Após ser levada para o hospital, ela passou por uma cirurgia de emergência no dia 8 de fevereiro e teve alta apenas cinco dias depois, no dia 13. Seu processo de recuperação tem sido acompanhado de perto pela equipe do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (PADI).
No dia 20, sete dias após a alta hospitalar, Dona Maria recebeu a visita da equipe do PADI para revisão da cirurgia e acompanhamento. A idosa conquistou o afeto de todos com sua simpatia e carisma, sendo amplamente reconhecida entre os profissionais de saúde e outros pacientes como a “Vovozinha Centenária”. Sua filha caçula, Carmem Lúcia, relatou o medo que sentiu ao ver a mãe passar por uma cirurgia pela primeira vez, mas se tranquilizou com o tratamento recebido no hospital.
A idosa, que nunca havia passado por uma operação, demonstrou resistência e carisma ao enfrentar o procedimento cirúrgico. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destacou que a “Vovozinha Centenária” teve um acompanhamento conjunto das áreas de Clínica Médica e Ortopedia desde sua entrada na unidade hospitalar. Dr. Glauco Pontes, coordenador médico da Ortopedia do HMAS, enfatizou a importância e complexidade da cirurgia realizada em Dona Maria, ressaltando a excelência do procedimento.
Com dois semanas após o acidente, Dona Maria Otalia já planeja seu futuro de volta em casa, onde recebe cuidados e companhia de seus familiares. A filha Carmen Lúcia comemora a recuperação da mãe e destaca a vitória conquistada. A idosa está cercada pelo carinho de seus filhos, netos, bisnetos e do tataraneto Lucas, de 4 anos. Para a família, a recuperação de Dona Maria representa não só uma superação, mas também um momento de felicidade e gratidão.