Cerca de 40 crianças de uma escola particular foram internadas após crise de vômito e diarreia em Luziânia, no Entorno do DF. Segundo Rafael Avelar, pai de um dos alunos, o filho de 8 anos e outros colegas relataram que a água estava com gosto estranho, meio salobra. A escola particular Sesi Senai foi inaugurada em janeiro e a empresa que fornece água é terceirizada. De acordo com Rafael, seu filho passa bem, assim como todas as crianças que foram atendidas e já receberam alta na mesma unidade de saúde por conta dos mesmos sintomas.
O caso ocorreu na sexta-feira (21), quando Rafael levou seu filho ao hospital particular de Luziânia e lá descobriu que aproximadamente 40 crianças da escola já haviam sido atendidas com os mesmos sintomas. A suspeita de contaminação da água se deu a partir do relato dos alunos sobre o gosto de sal na água. O DE não conseguiu contato com a empresa terceirizada responsável pelo fornecimento de água à escola para obter seu posicionamento.
A Escola Sesi Senai de Luziânia emitiu uma nota informando que está prestando assistência aos pais dos alunos afetados e que providenciou a compra de água mineral a partir da última segunda-feira (24). Além disso, a escola afirmou que a empresa terceirizada, Saneago, entregava água apenas no hidrômetro do imóvel, que não estava sendo utilizada devido a uma obra interna pendente de conclusão pela escola.
Segundo a Saneago, a água tratada até o hidrômetro da escola atende aos padrões de potabilidade estabelecidos, mas não é responsabilidade da empresa a condição de armazenamento após a entrega. A Saneago ressaltou que a escola adquiriu água tratada para abastecer o reservatório interno, mas a retirada do produto ainda não foi feita pela escola. Equipes foram enviadas para verificar a qualidade da água entregue no hidrômetro.
A Escola Sesi Senai Luziânia informou que todos os casos de vômito e diarreia foram prontamente atendidos, que a saúde e segurança dos alunos são prioridades e que medidas estão sendo adotadas para a investigação da qualidade da água no estabelecimento. Também afirmou que a compra de água mineral foi providenciada temporariamente e que a empresa responsável pela aquisição foi afastada enquanto os trâmites para contratar a Saneago como fornecedora de água estão em andamento.