Como chegar aos desfiles das escolas de samba na Sapucaí
Vinte e oito escolas desfilam entre essa sexta (28) e a próxima terça-feira (4). A melhor opção é usar o transporte público, já que várias vias estarão fechadas.
Arquibancadas cheias no ensaio técnico do Grupo Especial — Foto: Rafael Nascimento / de Rio
A Sapucaí recebe entre essa sexta-feira (28) e a terça-feira (4) 28 escolas de samba — 16 da Série Ouro e 12 do Grupo Especial. A melhor opção para chegar à Avenida do Samba, seja para desfilar ou assistir ao maior espetáculo a céu aberto, é usar o transporte público, já que várias ruas estarão interditadas para garantir a segurança e o sucesso do evento.
O estacionamento também será proibido. Saiba tudo sobre o carnaval do Rio.
METRÔ
Metrô vai funcionar 24 horas no carnaval — Foto: Divulgação/MetrôRio
O Metrô Rio vai funcionar 24 horas. Ou seja, serão seis dias de funcionamento ininterrupto, a partir das 5h de sexta-feira (28) até a 0h da Quarta-feira de Cinzas (5). Para o público que vai assistir aos desfiles no setor par, a recomendação é utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze. Quem for para o setor ímpar deverá utilizar a estação Central do Brasil.
TREM
De trem, a melhor opção é descer na Central do Brasil, que ficará aberta 24 horas. Durante as madrugadas, todas as outras estações funcionarão somente para desembarque de passageiros.
ÔNIBUS E BRT
BRT — Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio
Ônibus e BRT funcionarão durante a madrugada nos dias de carnaval. Além disso, a operação dos serviços de ônibus noturnos que atendem à região do Sambódromo contará com reforço, com opção de integração com o Terminal Gentileza: Linhas 104 / SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado) e SN309 (Terminal Gentileza x Alvorada), com ponto na pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira. Somado a isso, mais de 50 linhas de ônibus regulares que passam pela área do evento estarão disponíveis. Mas, como nos anos anteriores, elas terão modificações.
Os veículos vindos da Avenida Francisco Bicalho, sentido Centro, deverão seguir pela Avenida Paulo de Frontin, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua Estrela e Rua Itapiru até o acesso ao Túnel Martim de Sá. Os veículos vindos da Praça da Bandeira, sentido Centro, deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Avenida Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martim de Sá até a Rua Riachuelo. Os veículos vindos da Avenida Brasil e da Ponte Rio-Niterói, com destino ao Centro e Zona Sul, deverão utilizar o Túnel Marcello Alencar, exceto durante as madrugadas quando houver deslocamento dos carros alegóricos. Os veículos vindos da Praça da Bandeira, sentido Centro ou Botafogo, pelo Túnel Santa Bárbara, deverão seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Avenida Paulo de Frontin, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martim de Sá, para o Centro. Para Botafogo, deverá seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para o acesso ao Túnel Santa Bárbara.
ESTACIONAMENTO PROIBIDO
O estacionamento no entorno do Sambódromo estará proibido das 6h da sexta-feira (28) até as 10h da Quarta-feira de Cinzas (5). No Desfile das Campeãs, a proibição será das 6h de sábado (8) até as 12 de domingo (9), tanto nas vias internas, quanto nas principais ruas e avenidas da região central.