O Distrito Federal teve um aumento em 15 tipos de crimes na última década. Dados preocupantes foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do DE nesta terça-feira (25/2). Apesar da queda no número de homicídios e roubos a pedestres, Brasília enfrenta um aumento em diversos tipos de crimes ao longo dos últimos anos. A SSP-DF divulgou o balanço da criminalidade local, enfatizando a necessidade de medidas para combater essa tendência alarmante.
Entre os anos de 2015 e 2024, o DE registrou um aumento nos crimes de furto a comércio (16%), lesão corporal dolosa (18%), estupro (43%), violência doméstica (51%), estupro de vulnerável (55%), injúria racial (87%), lesão corporal seguida de morte (100%), furto mediante fraude (105%), feminicídio (229%), assédio sexual (237%), estelionato (322%), extorsão (675%), furtos de cabos (695%), racismo (657%) e importunação sexual (1.507%). Esses dados refletem uma realidade preocupante e exigem ações urgentes por parte das autoridades competentes.
Apesar desses números alarmantes, houve uma redução significativa de 67% no número de homicídios ao longo da década no DE. Da mesma forma, o roubo a transeuntes registrou uma queda de 65% no mesmo período. O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, atribui esses resultados positivos às ações estratégicas das Forças de Segurança, incluindo o trabalho de inteligência, a análise estatística e a integração das áreas de segurança pública.
Para lidar com os crimes em ascensão e manter os índices em declínio, Avelar enfatiza a importância da integração no enfrentamento à criminalidade, incluindo a participação de toda a sociedade em um pacto pela segurança. A discussão sobre as audiências de custódia, protocolos para o tratamento de populações vulneráveis e ações para coibir o funcionamento irregular de distribuidoras de bebidas são medidas essenciais nesse processo de combate à violência.
Ficar por dentro de tudo que acontece no DE é fundamental para contribuir com a segurança e o bem-estar da população. Siga o perfil do Metrópoles DE no Instagram e receba as principais notícias. Também é possível receber atualizações do Metrópoles pelo Telegram, basta acessar o canal de notícias. Se você tiver alguma denúncia ou sugestão de reportagem sobre o Distrito Federal, entre em contato pelo WhatsApp do Metrópoles DF e contribua para um ambiente mais seguro e justo: (61) 9119-8884.