Carnaval 2023: Maioria opta por ficar em casa, aponta pesquisa Hibou

carnaval-20233A-maioria-opta-por-ficar-em-casa2C-aponta-pesquisa-hibou

Cerca de 70% das pessoas devem ficar em casa no Carnaval, de acordo com a pesquisa Hibou. Entre os dias 1º e 4 de março, as comemorações de Carnaval devem tomar as ruas de todo o Brasil. No entanto, para a maioria dos brasileiros, esse período é um momento de descanso.

Neste Carnaval, 69% das pessoas escolheram ficar em casa, em contraste com as edições anteriores em que o desejo de ocupar a cidade, seja nos bloquinhos ou visitando parques e shoppings, aumentou. Apenas 7% dos entrevistados afirmaram que planejam pular bloquinhos de rua neste feriado, enquanto mais de 52% veem o Carnaval como uma oportunidade para descansar a mente.

A pesquisa realizada pela Hibou ouviu 1.612 pessoas entre 14 e 17 de fevereiro deste ano, indagando sobre os principais hábitos e preferências para o Carnaval. Por outro lado, para 76% dos entrevistados, a mudança do mês das festividades para março não faz diferença, pois 30% acreditam que as coisas só acontecem no Brasil após o Carnaval.

Ainda de acordo com o estudo, entre aqueles que optaram por ficar em casa, 12% pretendem assistir aos desfiles pela TV, enquanto 51% preferem maratonar séries e filmes durante o período festivo. Já os 7% que devem pular Carnaval veem a ocasião como uma oportunidade para curtir com os amigos (63%) e demonstram preocupação com a segurança nas ruas (50%).

Os foliões entrevistados apontaram os principais perrengues durante os bloquinhos, sendo a necessidade de ir ao banheiro (79%) o mais mencionado, seguido pelo excesso de pessoas para um espaço pequeno (51%) e a falta de segurança (51%). Além disso, a pesquisa revelou os ritmos musicais preferidos para curtir o Carnaval, com destaque para as marchinhas (41%), seguidas de samba (38%), axé (31%), forró (23%), hip hop (13%), funk (10%) e música eletrônica (9%).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp