Nísia Trindade, sob risco de demissão, anuncia vacina de dose única contra dengue ao lado de Lula. O imunizante, com eficácia de 79,6%, será produzido no Brasil e distribuído a partir de 2026.
Anúncio da vacina contra dengue
Em um evento no Palácio do Planalto, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou uma vacina de dose única contra a dengue, apesar de estar sob risco de demissão. A vacina, que será produzida integralmente no Brasil, tem eficácia de 79,6% em casos de dengue sintomática e 89% em casos graves. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente no evento, mas não se pronunciou sobre a possível substituição de Nísia por Alexandre Padilha.
Importância da produção nacional
A vacinação contra a dengue é um dos pontos em que Nísia foi mais criticada, especialmente com o recente aumento de casos no estado de São Paulo. A ministra destacou a importância de investir na produção nacional de vacinas, garantindo que a nova vacina será integrada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) a partir de 2026, com 60 milhões de doses anuais disponíveis.
Recepção no evento
Durante o evento, Nísia foi ovacionada pelos servidores presentes, que a aplaudiram amplamente. Ela pediu um minuto de silêncio para o papa Francisco, que está internado em Roma. Apesar da expectativa de demissão, Nísia exaltou a equipe do Ministério da Saúde e assinou parcerias para fortalecer a produção de vacinas e biofármacos.