Novo Saque-aniversário do FGTS prevê 120 dias para retirada de recursos, anuncia ministro

novo-saque-aniversario-do-fgts-preve-120-dias-para-retirada-de-recursos2C-anuncia-ministro

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, confirmou que a medida provisória (MP) que permitirá o saque do saldo restante na conta vinculada ao FGTS para os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário será divulgada nesta sexta-feira. Com a nova medida, os trabalhadores terão um prazo de 120 dias para retirar os recursos.

Marinho ressaltou que a intenção do governo é oferecer mais uma opção para que os trabalhadores tenham acesso ao dinheiro retido no FGTS. A expectativa é de que a liberação dos saques possa ajudar a movimentar a economia, principalmente neste momento de crise causada pela pandemia.

O saque-aniversário do FGTS foi criado como uma alternativa ao saque-rescisão, dando ao trabalhador a possibilidade de retirar uma parte do saldo anualmente, de acordo com o mês de seu aniversário. A adesão é opcional e, ao escolher essa modalidade, o trabalhador abrirá mão do saque integral em caso de demissão sem justa causa.

Com a pandemia impactando a renda de muitos trabalhadores, a liberação do saldo remanescente na conta do FGTS pode ser uma boa notícia. Além disso, o prazo de 120 dias para retirada dos recursos dá mais flexibilidade aos beneficiários, que poderão se organizar para utilizar o dinheiro da forma mais conveniente.

A expectativa do governo é de que a medida provisória seja bem recebida pelos trabalhadores e que a liberação dos recursos possa ser feita de forma rápida e eficiente. Com a crise econômica afetando diversos setores, essa é mais uma ação que busca injetar dinheiro na economia e ajudar a população a enfrentar os desafios atuais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp