Deputado Gilberto Nascimento é eleito presidente da Bancada Evangélica com 117 votos

deputado-gilberto-nascimento-e-eleito-presidente-da-bancada-evangelica-com-117-votos

O deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP) foi eleito como presidente da Bancada Evangélica no Congresso, em uma votação realizada na terça-feira (25). Com 117 votos a favor, ele venceu o candidato Otoni de Paula (MDB-RJ), que obteve 61 votos. A posse está marcada para esta quarta-feira (26), durante um culto que acontecerá em um auditório na Câmara dos Deputados.

Com ligações próximas ao grupo aliado ao presidente Jair Bolsonaro, ao pastor Silas Malafaia e ao líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Nascimento foi escolhido para liderar a bancada pelos próximos dois anos. Atualmente, a bancada possui 246 deputados e senadores, de acordo com registros da Câmara.

Diferentemente das eleições anteriores, nessa houve a necessidade de votação para definir o novo presidente, devido a divergências internas sobre a posição política da bancada em relação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O deputado Nascimento venceu Otoni de Paula, apoiado pelo atual presidente da bancada, Silas Câmara (Republicanos-AM) e ligado à Assembleia de Deus.

Nos últimos anos, Gilberto Nascimento se afastou de Bolsonaro e chamou a atenção ao fazer acenos ao ex-presidente Lula, o que gerou desconforto entre seus colegas de bancada. A deputada Greyce Elias (Avante-MG), que também concorria à presidência, retirou sua candidatura para apoiar Nascimento.

Com a eleição do deputado Gilberto Nascimento, a Bancada Evangélica no Congresso passa a ter novos desafios pela frente, com a possibilidade de mudanças nas forças políticas e nos debates internos do grupo. A busca por uma posição clara em relação ao governo e o fortalecimento de sua representatividade serão temas importantes durante a gestão do novo presidente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp