Pesquisa Quaest: Desaprovação a Lula supera aprovação em 8 estados

pesquisa-quaest3A-desaprovacao-a-lula-supera-aprovacao-em-8-estados

Pesquisa Quaest: Desaprovação ao trabalho de Lula ultrapassa aprovação

O levantamento da Quaest divulgado nesta quarta-feira (26) revela que o 3º mandato do presidente Lula (PT) está sendo reprovado por mais de 50% dos eleitores em 8 estados pesquisados. A desaprovação atinge mais de 60% em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, enquanto a aprovação cai mais de 15 pontos na Bahia e em Pernambuco, estados onde Lula saiu vitorioso nas eleições de 2022. Pela primeira vez, a desaprovação do presidente supera numericamente a aprovação nestes dois estados.

A pesquisa foi realizada em 8 estados que representam 62% do eleitorado brasileiro e foi encomendada pela Genial Investimentos. Os dados foram coletados entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com brasileiros a partir dos 16 anos de idade. A margem de erro é de 3 pontos em 7 estados, com exceção de São Paulo, onde a margem é de 2 pontos para mais ou para menos.

Pela primeira vez, a Quaest incluiu o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul em suas pesquisas sobre a avaliação do governo Lula. Nos outros 6 estados, já haviam sido realizados levantamentos anteriores. Os números de desaprovação e aprovação variam em cada estado avaliado, refletindo a opinião dos eleitores de cada região.

Em São Paulo, a desaprovação ao presidente Lula subiu 14 pontos, alcançando 69%, enquanto a aprovação caiu de 43% para 29%. Já no Rio de Janeiro, 64% dos eleitores desaprovam a gestão de Lula, contra 35% de aprovação. Em Minas Gerais, a desaprovação atingiu 63%, um aumento de 16 pontos em relação ao último levantamento.

Na Bahia, a desaprovação ao presidente superou numericamente a aprovação pela primeira vez, com 51% de desaprovação e 47% de aprovação. Em Pernambuco, a situação se repete, com 50% de desaprovação e 49% de aprovação, dentro da margem de erro.

No Paraná, a desaprovação ao presidente subiu 15 pontos, chegando a 68%, enquanto a aprovação caiu para 30%. O Rio Grande do Sul registrou 66% de desaprovação e 33% de aprovação, em sua primeira pesquisa sobre o governo Lula. Em Goiás, a desaprovação cresceu 14 pontos, alcançando 70%, com 28% de aprovação.

A queda na popularidade de Lula já havia sido indicada em pesquisas anteriores, com o índice de desaprovação superando a aprovação pela primeira vez em nível nacional. A percepção dos eleitores sobre a condução da economia e o cumprimento das promessas de campanha são apontados como fatores que contribuíram para essa reprovação histórica. Felipe Nunes, diretor da Quaest, destaca que a frustração da população diante das promessas não cumpridas pelo governo é um dos principais motivos para a queda na popularidade do presidente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp