Sistema de reconhecimento facial na Arena Castelão: entenda como funciona e começa em 15 de março

sistema-de-reconhecimento-facial-na-arena-castelao3A-entenda-como-funciona-e-comeca-em-15-de-marco

Sistema de reconhecimento facial na Arena Castelão começa a funcionar em 15 de março; entenda como funciona

A previsão é que o sistema esteja funcionando plenamente no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense de futebol.

1 de 2 Dispositivos para reconhecimento facial começam a ser instalados na Arena
Castelão — Foto: Divulgação/Etice

Dispositivos para reconhecimento facial começam a ser instalados na Arena Castelão — Foto: Divulgação/Etice

Começa a funcionar em março o sistema de reconhecimento facial na Arena Castelão, em Fortaleza. Os equipamentos ficarão nos mesmos locais onde hoje os torcedores têm acesso usando ingressos ou cartões de sócio torcedor.

✅ Siga o canal do DE Ceará no WhatsApp

A previsão é que o sistema esteja funcionando plenamente no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense no dia 15. As catracas antigas permanecerão, mas com o acréscimo dos equipamentos de leitura para reconhecimento facial até o processo ser finalizado. A ideia é que, depois, a entrada no estádio ocorra somente mediante o reconhecimento.

LEIA TAMBÉM:

* Carnaval 2025: veja o que abre e o que fecha em Fortaleza
* Metrofor divulga horários de funcionamento durante o carnaval; confira

ENTENDA COMO FUNCIONA

2 de 2 Os torcedores que já possuem histórico na Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania serão imediatamente identificados — Foto: Divulgação/Etice

Os torcedores que já possuem histórico na Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania serão imediatamente identificados — Foto: Divulgação/Etice

Nesta quarta (26), às 16h, na sede da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), haverá reunião com os representantes dos clubes para definir o processo de cadastramento dos torcedores.

> “No ato da compra, o torcedor será direcionado para uma plataforma para realizar a biometria facial. A imagem deverá ser limpa, sem acessórios – bonés, chapéus ou óculos escuros por exemplo – para ser aceita. A partir do dia 15 de março, ele só entrará no estádio por meio do reconhecimento facial, mesmo com ingresso comprado”, explicou o presidente da ETICE, Francisco Barbosa.

Ainda de acordo com informações do governo estadual, para jogos de competições nacionais, os torcedores adversários deverão adotar o mesmo procedimento e realizar a biometria, sob a responsabilidade do clube mandante, que fará a venda dos ingressos para a partida.

“Os torcedores terão mais segurança, porque as imagens serão disponibilizadas para cruzamento dos dados. Os torcedores que já possuem histórico na Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, por exemplo, serão imediatamente identificados”, explicou Barbosa.

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp