Onda de calor em Goiás: temperaturas aumentam de 3 a 5 graus acima da média a partir de sexta-feira

onda-de-calor-em-goias3A-temperaturas-aumentam-de-3-a-5-graus-acima-da-media-a-partir-de-sexta-feira

Previsão indica nova onda de calor em Goiás a partir desta sexta-feira

Tempo ficará mais estável e as temperaturas devem aumentar de 3 a 5 graus acima da média. De acordo com Cimehgo, chuvas ainda podem ocorrer durante o período.

Uma onda de calor deve chegar em Goiás a partir desta sexta-feira (28) e permanecer durante a primeira semana de março, indica previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, a onda de calor pode aumentar as temperaturas entre 3 a 4 graus acima da média climatológica.

> “Se a média nossa é 30ºC, na última semana chegamos a 35ºC em Goiânia e permaneceu por mais de 3 dias. Aí fala que agora temos uma onda de calor. Provavelmente, a gente vai ficar um pouco mais estável, é o que os prognósticos apontam, e as temperaturas começam a subir consequentemente”, esclareceu.

CHUVAS

Apesar do aumento nas temperaturas, Amorim explicou que a estabilidade no tempo é mantida por um ‘sistema de alta pressão’ que afasta a umidade. Entretanto, pode ocorrer chuvas em alguns locais.

“Na próxima, já começando o mês de março, essas chuvas ainda vão persistir até mais ou menos o final de semana. Mas começa a perder a intensidade, pois a onda, na verdade, ela não se forma do dia para a noite”, afirmou Amorim.

ABRANGÊNCIA EM GOIÁS

A previsão é que a onda de calor atinja todo estado, mas mais intensamente as regiões sudoeste, sul e oeste de Goiás.

> “Todo mundo vai sentir de maneira diferente, mas vai sentir o calor ali na sua região. Cristalina, que tem temperatura normal para o período de 28º, sobe para 33º, o que não é tão quente, mas para quem está em Cristalina, está quente. A onda de calor é proporcional à média que você tem naquele período”, esclareceu.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp