Operação da PF desarticula organização criminosa fraudando FGTS: como agia o grupo e o que foi descoberto.

operacao-da-pf-desarticula-organizacao-criminosa-fraudando-fgts3A-como-agia-o-grupo-e-o-que-foi-descoberto

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta quarta-feira (26) contra uma organização criminosa envolvida em fraudes no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) da Caixa Econômica Federal em três estados. A quadrilha utilizava documentos falsos de terceiros, especialmente RGs com identidades fictícias, para realizar os golpes, de acordo com informações da PF.

Durante a operação intitulada Caçada Implacável, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Amazonas, em Brasília e em Imperatriz, no Maranhão. A ação visa desarticular o grupo criminoso que estava atuando de forma organizada e estável na prática de estelionato no FGTS.

O início das investigações ocorreu a partir da prisão em flagrante de um homem tentando fraudar o FGTS de um terceiro em Manaus. A análise do material eletrônico coletado indicou a participação de outros membros da organização criminosa. Segundo a PF, mais de quatro pessoas compunham o grupo, que estava focado em realização de saques indevidos no FGTS e outras fraudes.

Além disso, as investigações revelaram a existência de duas empresas de telemarketing, prestadoras de serviços de uma seguradora, de onde eram obtidos os cadastros das vítimas. O grupo atribuía os saques do FGTS a membros específicos, sugerindo a tentativa de aproximar fisicamente os golpistas das vítimas. A PF destacou que a organização criminosa possuía robustas divisões de tarefas, mesmo que de forma informal.

Diante do cenário identificado, a Polícia Federal ressaltou a importância de desarticular e investigar crimes relacionados a fraudes financeiras como essa, buscando responsabilizar todos os envolvidos. A operação contra a organização criminosa que atuava de forma estável na prática de estelionato no FGTS demonstra o compromisso das autoridades em combater atos ilícitos que afetam diretamente a economia e a segurança financeira dos cidadãos.

As ações da PF têm sido essenciais para desbaratar grupos criminosos que atuam de forma organizada em diferentes áreas. A identificação, investigação e responsabilização de indivíduos envolvidos em fraudes como as ocorridas no FGTS são fundamentais para a garantia da ordem socioeconômica e para a segurança dos cidadãos. A população pode colaborar denunciando atividades suspeitas às autoridades competentes, contribuindo assim para a prevenção e combate a crimes dessa natureza.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp