Papa Francisco em estado crítico

image-earupr2iom

Papa Francisco, de 88 anos, está em estado crítico com pneumonia dupla, mas teve uma noite tranquila no Hospital Gemelli. Ele retomou parcialmente suas atividades, apesar da condição complexa.

O pontífice enfrenta pneumonia dupla e retoma atividades no Hospital Gemelli

O papa Francisco, de 88 anos, segue em estado crítico, mas teve uma noite tranquila no Hospital Gemelli, em Roma, conforme informou o Vaticano na manhã de 26 de fevereiro.

Condição de saúde

O pontífice enfrenta uma dupla pneumonia, uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar ambos os pulmões, dificultando a respiração. Ele está internado desde 14 de fevereiro, o que já é a maior permanência hospitalar de Francisco em quase 12 anos de papado.

Atualizações médicas

Na terça-feira, 25 de fevereiro, o Vaticano havia informado que o papa continuava em estado crítico, mas sem crises respiratórias. De acordo com a Santa Sé, “não houve episódios respiratórios agudos, e os parâmetros hemodinâmicos [de sangue] continuam estáveis”. Além disso, o papa foi submetido a uma tomografia de controle programada para o monitoramento radiológico da pneumonia bilateral.

Retorno às atividades

Francisco retomou parcialmente suas atividades, tendo reuniões e conversado por telefone com o pároco de Gaza, uma rotina que ele vinha mantendo desde o início da guerra entre Israel e o Hamas. Na segunda-feira, ele já havia tido reuniões e, na terça-feira, se reuniu com membros da Igreja Católica no hospital para deliberar sobre candidatos a se tornarem santos. Nessa reunião, Francisco também aprovou decretos para cinco beatificações e duas canonizações.

Histórico de saúde

O papa foi internado no Hospital Gemelli com um episódio de bronquite, que evoluiu para pneumonia nos dois pulmões. O tom dos boletins médicos ficou mais grave no sábado, 22 de fevereiro, quando foi informado que Francisco sofreu uma crise asmática prolongada, necessitando de terapia de oxigênio de alto fluxo e de transfusão de sangue. Na segunda-feira, o Vaticano afirmou que a condição do pontífice havia mostrado uma “ligeira melhora”, acrescentando que a “insuficiência renal leve”, que foi relatada no fim de semana, não era motivo de preocupação.

Compreendendo a pneumonia dupla

A pneumonia dupla é uma infecção complexa, causada por dois ou mais micro-organismos. Francisco, que é papa desde 2013, tem enfrentado problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele é particularmente propenso a infecções pulmonares, pois desenvolveu pleurisia quando jovem e teve parte de um pulmão removido.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp