Uma série de pesquisas e estudos feitos no Brasil evidenciam a necessidade de incentivar a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos entre crianças e adolescentes. Um dos exemplos é o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, divulgado em 2015 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o qual aponta que 25,5% dos adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos estão com excesso de peso. Em relação aos hábitos na infância, a Pesquisa Nacional de Saúde (2013) do Ministério da Saúde, mostra que 60,8% das crianças menores de dois anos já comem bolachas recheadas.
O final do mês de julho significa, para muitos pais e mães, o momento de programar a volta às aulas do seu filho. Retomar a rotina de estudos pode ser um desafio momentâneo para as crianças, mas também demanda dos pais determinados cuidados que devem voltar a fazer parte do seu dia a dia.
Um desses cuidados é a montagem da lancheira para levar para o colégio. Primeiro, leve em conta o período em que a criança estuda (manhã ou tarde) e a refeição que fez antes de ir à escola (café da manhã ou almoço). Depois, certifique-se de que esteja mandando dentro da lancheira um produto de cada grupo alimentar: Uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo), uma fruta ou legume in natura (pelas fontes de vitaminas, fibras e minerais) e um carboidrato para fornecer energia (pães e cereais), além de 1 bebida para hidratar (água, água de coco ou suco natural).
Para lhe ajudar nessa tarefa, temos algumas dicas de lanches práticos e saudáveis para seus filhos. Confira:
- Coloque um alimento de cada grupo na lancheira
-
Sempre que possível cozinhe as receitas que seu filho vai levar
-
Cuidado com os alimentos perecíveis
-
A garrafinha de água não pode faltar
-
Vegetais também podem participar da lancheira
-
Um agradinho de vez em quando não faz mal a ninguém
*Fontes: Grupo Pão de Açúcar e Unimed Mercosul.