Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (25) aponta que o governo Claudio Castro (PL) é aprovado por 42% dos eleitores fluminenses, enquanto 48% desaprovam sua gestão. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.
O levantamento indica ainda que mais 10 % dos entrevistados não responderam ou disseram que não sabem quando perguntados se aprovam ou desaprovam o governo. Questionados como avaliam o trabalho de Claudio Castro, responderam: 24% disseram que o consideram positivo; 35% responderam regular; 31% disseram negativo; 10% não responderam ou disseram que não sabem.
O levantamento ouviu 1.404 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 19 e 23 de fevereiro e foi encomendado pela Genial Investimentos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Os entrevistados também responderam se o consideram que o Rio está melhor ou pior que outros estados: 25% responderam que está melhor, 62% pior e 13% não responderam ou disseram que não sabem. Questionados se o estado do Rio está melhorando ou piorando, 18% disseram que está melhorando, 45% que está parado e 36% piorando, enquanto 1% disse que não sabem ou não responderam.
Avaliando áreas de atuação do governo estadual, os entrevistados consideraram que a administração atual vai melhor em atrair empresas (30%), regular em emprego e renda (47%) e pior na segurança (59%).
A pesquisa também questionou os entrevistados sobre a intenção de voto na eleição para governador em 2026, levando em conta uma lista de candidatos. Eles responderam da seguinte forma: Eduardo Paes (PSD): 29%; Flávio Bolsonaro (PL): 20%; Benedita da Silva (PT): 7%; Washington Reis (MDB): 5%; Rodrigo Bacellar (União): 2%; Monica Benício (PSOL): 1%; Thiago Pampolha (União): 0%; Indecisos: 12%; Branco/Nulo/Não vai votar: 24%.
As pessoas que participaram da pesquisa também foram questionadas se acham que Claudio Castro merece eleger um sucessor. Eles responderam assim: Sim: 39%; Não: 52%; Não sabem/não responderam: 9%.