Diário do Estado: 62% aprovam o governo de Romeu Zema em MG, e 30% desaprovam
Uma pesquisa divulgada pelo Diário do Estado nesta quinta-feira (27) aponta que o governo de Romeu Zema (Novo) é aprovado por 62% dos eleitores mineiros e reprovado por 30%. Cerca de 8% dos entrevistados não souberam ou não responderam. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, a aprovação do governo de Romeu Zema segue estável no início de 2025. Em levantamentos anteriores realizados em dezembro e abril de 2024, Zema tinha 64% e 62% de aprovação, respectivamente, com desaprovação em torno de 29% e 31% nos mesmos meses.
O levantamento ouviu 1.482 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 19 e 23 de fevereiro e foi encomendado pela Genial Investimentos, com nível de confiança de 95%.
Avaliação do governo de MG
A pesquisa da Genial/Quaest também apresenta a avaliação do governo de Romeu Zema. Entre os entrevistados, 41% avaliam positivamente, 37% consideram regular e 14% têm uma avaliação negativa. A margem de erro é a mesma do índice de aprovação: três pontos percentuais para mais ou para menos.
Em relação aos levantamentos anteriores, a avaliação do governo se manteve estável. Em dezembro, 39% dos entrevistados avaliaram o governo positivamente, 39% de forma regular e 14% negativamente. Já em abril de 2024, os números foram de 41% de avaliação positiva, 34% regular e 18% negativa.
Intenção de voto para governador em 2026
Quanto à intenção de voto para o cargo de governador em 2026, a pesquisa da Genial/Quaest perguntou aos entrevistados em quem pretendem votar, caso as eleições fossem realizadas hoje. Cleitinho (Republicanos) lidera com 33% das intenções de voto, seguido por Alexandre Kalil (Republicanos), ex-prefeito de Belo Horizonte, com 16%. O senador Rodrigo Pacheco (PSD) aparece com 8% e Mateus Simões (Novo) com 4%.
Entre os entrevistados, 18% se mostraram indecisos, enquanto 21% declararam que votariam em branco, nulo ou que não pretendem votar.
Com esses resultados, a situação política em Minas Gerais se mostra bastante dinâmica, com um cenário de aprovação do governo de Zema e uma diversidade de opções na intenção de voto para o próximo pleito eleitoral.