Prefeitura de Belo Horizonte cede área do Parque da Serra do Curral para Vale: garantia de conservação e lazer por sete anos

prefeitura-de-belo-horizonte-cede-area-do-parque-da-serra-do-curral-para-vale3A-garantia-de-conservacao-e-lazer-por-sete-anos

A Prefeitura de Belo Horizonte cedeu um total de 107.297m² de área do Parque da Serra do Curral para administração da mineradora Vale por um período de sete anos. O contrato de comodato foi firmado com a finalidade de garantir que a área cedida seja cuidada e preservada pela empresa. Com duração iniciando em 29 de janeiro de 2025 e terminando em 28 de janeiro de 2032, o acordo prevê que a Vale se responsabilize pela conservação do espaço, permitindo que os visitantes continuem usufruindo do local como área de lazer.

De acordo com o Diário Oficial do Município (DOM), o objetivo da parceria é proporcionar um ambiente de convivência e preservação ambiental, alinhado com a proposta de um parque destinado ao bem-estar da comunidade e à valorização da paisagem local. A Prefeitura de BH destacou que a Vale utilizará a área de forma a mantê-la em condições ideais para receber os visitantes, visando manter a essência do espaço como um local de lazer e contato com a natureza.

O projeto inclui a criação de uma nova rota de acesso aos visitantes, com aproximadamente 800 metros de extensão, indo da região dos bairros Mangabeiras e Belvedere, na Região Centro-Sul da capital, até a cidade de Nova Lima. Além disso, está prevista a instalação de uma guarita sustentável com placas de sinalização, áreas de contenção e drenagem da água pluvial, e manejo da vegetação. A nova trilha também permitirá a realização de eventos esportivos e contará com um porteiro 24 horas, seguindo as normas de uso do parque.

A divisão da área do Parque da Serra do Curral se deu da seguinte forma: a Área I, com 48.095m², terá a posse e a manutenção realizadas pela Vale, enquanto a Área II, com 59.202m², terá a posse da empresa, mas a manutenção básica será responsabilidade da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (FPMZB), que fica encarregada da capina e poda bimensal, enquanto a Vale cuidará da segurança e funcionamento do local.

O contrato em vigor tem validade de sete anos, com a possibilidade de renovação por meio de aditivo contratual ou pela elaboração de um contrato novo. O projeto ainda está em fase de execução, e a previsão é que a nova portaria seja aberta nos próximos meses, consolidando o Parque da Serra do Curral como uma das principais opções de lazer da região. A iniciativa busca proporcionar à comunidade um ambiente de qualidade para desfrutar da natureza e promover a preservação ambiental.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp