A PUC-Campinas entra para iniciativa da ONU voltada aos direitos humanos e integra uma rede com mais de 1.600 instituições de ensino do mundo. As ações desenvolvidas pelo Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (CEAAB) estão alinhadas aos princípios da UNAI, a United Nations Academic Impact. Essa iniciativa tem como objetivo reunir instituições de ensino superior comprometidas com o apoio e a promoção dos princípios e objetivos das Nações Unidas, incluindo a proteção dos direitos humanos, o acesso à educação, a sustentabilidade e a resolução de conflitos.
A PUC-Campinas se tornou parte da UNAI em 30 de outubro, fazendo parte desse grupo relevante de instituições engajadas em questões globais. Integrando uma rede com mais de 1.600 instituições que alcançam mais de 25 milhões de pessoas nos setores de educação e pesquisa em todo o mundo, a universidade fortalece sua posição no movimento global pelo desenvolvimento sustentável. Essa rede conecta universidades comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, proporcionando compartilhamento de eventos, relatórios, pesquisas e experiências acadêmicas.
De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas, Profa. Dra. Bruna Angela Branchi, a adesão à UNAI possibilita à universidade divulgar suas ações e eventos alinhados aos princípios da ONU, ampliando sua visibilidade e promovendo a cooperação internacional. Os próprios objetivos da UNAI refletem a missão da PUC-Campinas em contribuir para um mundo mais justo, sustentável e equitativo.
Para fazer parte da UNAI, a PUC-Campinas demonstrou que já desenvolvia ações alinhadas aos princípios da rede, com cursos de Pós-Graduação em Sustentabilidade e em Direitos Humanos, atividades de extensão ligadas à ecologia integral e trabalhos desenvolvidos por importantes centros de estudos da universidade. A participação no programa contou com o apoio do Departamento de Relações Externas da instituição, que desempenhou um papel crucial no processo de adesão à UNAI.
A professora Bruna ressalta que a entrada da PUC-Campinas na rede UNAI é institucional, refletindo o compromisso da instituição como um todo com os princípios e objetivos das Nações Unidas. Essa participação abre portas para diversas oportunidades para docentes, pesquisadores, extensionistas e estudantes, fortalecendo a cooperação internacional e promovendo a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável dentro da universidade.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são fundamentais nesse compromisso, abordando áreas essenciais como erradicação da pobreza, acesso à água potável, educação de qualidade, igualdade de gênero, ação contra a mudança global do clima, entre outros temas cruciais para a construção de um mundo mais justo e sustentável. Ao se unir à UNAI, a PUC-Campinas reforça seu papel na promoção desses objetivos e na construção de um futuro melhor para todos.