Trump elogia negociações em Gaza durante coletiva na Casa Branca: “Muito boas conversas acontecendo”

trump-elogia-negociacoes-em-gaza-durante-coletiva-na-casa-branca3A-22muito-boas-conversas-acontecendo22

Trump diz que negociações acontecendo em Gaza são “muito boas”

Durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, junto ao primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, o presidente dos EUA, Donald Trump, mencionou que haviam “boas conversas acontecendo” em relação a Gaza, quando questionado sobre o futuro do cessar-fogo entre Israel e militantes do Hamas, mas não forneceu muitos detalhes sobre os diálogos.

O cessar-fogo de três fases em Gaza teve início em 19 de janeiro e resultou na entrega de 33 reféns israelenses mantidos em Gaza, além de cerca de dois mil prisioneiros e detidos palestinos custodiados por Israel.

A primeira fase inicial de seis semanas do acordo deve expirar neste fim de semana. Israel comunicou na quinta-feira que estava enviando negociadores a Cairo para negociações, visando a prolongação da primeira fase.

Questionado sobre a possibilidade da concretização da fase dois, Trump afirmou: “Vamos ver o que acontece. Ninguém realmente sabe, mas veremos o que acontece. Temos algumas conversas muito boas acontecendo”.

Israel e Hamas trocaram acusações de violação ao cessar-fogo. As Nações Unidas descreveram imagens de reféns israelenses emaciados e detentos palestinos libertados como angustiantes, destacando as condições terríveis de detenção.

Starmer reiterou o apoio a uma solução de dois estados, que envolve a criação de um estado para os palestinos na Cisjordânia ocupada por Israel e em Gaza, ao lado de Israel. “Sim, acredito que a solução de dois estados é, em última análise, o único caminho para uma paz duradoura na região”, disse Starmer na coletiva de imprensa, quando questionado sobre a proposta de Trump para uma tomada de Gaza pelos EUA e o deslocamento de palestinos.

O plano de Trump foi globalmente condenado como uma proposta de limpeza étnica. Portanto, a situação em Gaza continua sendo um tema de grande relevância e as negociações em curso despertam a atenção internacional para os desafios na região.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp