A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ) está lançando uma importante campanha para o Carnaval deste ano. Trata-se da iniciativa “OAB-RJ pela Diversidade no Carnaval”, que visa oferecer suporte e orientação jurídica para vítimas de crimes de intolerância durante os dias de folia. A ação terá início nesta sexta-feira (26) e se estenderá até a Quarta-feira de Cinzas (5).
O atendimento será realizado de forma totalmente digital, por meio de cinco números de WhatsApp disponíveis 24 horas por dia. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Defesa da Diversidade da OAB-RJ e conta com o importante apoio do programa Rio Sem LGBTIfobia, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e da Secretaria de Estado da Mulher. Todo o suporte será prestado de forma ininterrupta ao longo do período carnavalesco.
A presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio, ressaltou a importância da campanha para garantir um Carnaval seguro e inclusivo. Para ela, é fundamental que a festa seja marcada pela tolerância, mas caso ocorram ilícitos, a Ordem estará pronta para apoiar as vítimas, oferecendo informações e orientações sobre onde buscar o devido atendimento. A OAB-RJ também disponibilizou cinco números de telefone para atendimento via WhatsApp, facilitando o acesso das vítimas em potencial.
Os representantes da Diretoria da Diversidade da OAB-RJ estarão de plantão para auxiliar vítimas de crimes como LGBTfobia, intolerância religiosa, racismo e violência de gênero. O diretor de Defesa da Diversidade da OAB-RJ, Nélio Georgini, destacou que a campanha reforça o compromisso da Ordem com a cidadania e a inclusão. Para ele, a conexão direta entre foliões e advogados será fundamental para garantir um suporte acolhedor e eficaz durante o Carnaval.
Além da iniciativa da OAB-RJ, a Secretaria de Estado da Mulher também lançou recentemente a campanha “Não é Não! Respeite a decisão”. Esta campanha tem como foco o combate ao assédio durante as festividades de Carnaval. Com ações engajadas em promover um ambiente de respeito e segurança para todos os participantes, as entidades estão unindo esforços para garantir que a diversão seja o foco principal desses dias de celebração.
Portanto, a campanha “OAB-RJ pela Diversidade no Carnaval” surge como uma importante ferramenta de apoio e orientação para vítimas de crimes de intolerância, reforçando o compromisso das instituições com a promoção de um Carnaval inclusivo e seguro para todos. É fundamental que todos os foliões se sintam amparados e respeitados durante as festividades, e esta iniciativa vem justamente para fortalecer esses valores fundamentais.