Veja o desempenho de Salah nos últimos períodos do Ramadã
Astro do Liverpool ficará de jejum no mês mais importante do islamismo
Mohamed Salah faz um dos melhores anos da carreira, comandando o Liverpool na liderança isolada da Premier League e buscando mais um título da Champions League, com os Reds garantidos nas oitavas de final.
Na temporada 2024/2025, o atacante disputou 39 jogos, marcando 30 gols e distribuindo 22 assistências. Os números credenciam o egípcio ao favoritismo da próxima Bola de Ouro.
Nesta sexta-feira (28), começa um período importante no ano de Salah: o mês do Ramadã.
Nos próximos 30 dias, os muçulmanos mudam sua rotina, realizando um jejum que é seguido à risca. Os praticantes não devem ingerir nada sólido, gasoso ou líquido antes do pôr do sol. O atacante do Liverpool é praticante de um dos pilares dos islamismo.
O nome Ramadan – ou Ramadã (em português) – é dado ao nono mês do ano da religião islâmica, regida pelo calendário lunar – que possui 354 ou 355 dias. Em 2025, ele acontecerá entre 28 de fevereiro e 29 de março.
Alguns jogadores de futebol, das principais ligas do mundo, continuam atuando mesmo sem se alimentar durante o dia. Entre eles está Mohamed Salah.
Disputar um jogo da Premier League exige muito da parte física do atleta, ainda mais no período do Ramadã, com alimentação restrita. Mesmo assim, nos últimos anos do ato religioso, o atacante egípcio seguiu se destacando.
Números do Salah no Ramadã
– Temporada 2020/2021 – 6 jogos (3 gols e 2 assistências)
– Temporada 2021/2022 – 9 jogos (2 gols e 4 assistências)
– Temporada 2022/2023 – 7 jogos (6 gols e 0 assistências)
– Temporada 2023/2024 – 12 jogos (4 gols e 1 assistência)
A Premier League foi pioneira em criar protocolos para que os jogadores cumpram o Ramadã no meio das partidas.
Os clubes devem passar a relação de atletas muçulmanos para a comissão de arbitragem, que permite uma pausa no jogo após o pôr do sol para que os atletas possam se hidratar e ingerir suplementos energéticos.
Na religião, todos os meses levam um nome e o nono é chamado de Ramadã, que, segundo o islamismo, foi o mês em que Deus – em árabe Allah – revelou o livro sagrado para eles, o Alcorão.
Apesar de muitos acharem que é apenas um período de jejum, o Ramadã é muito mais do que isso. Este é o mês usado pelos muçulmanos para reflexão, balanço e estreitamento de laços com Deus e pessoas ao seu redor. É como se fosse um período para que todos buscassem suas melhores versões.
Ao longo do Ramadã, os muçulmanos jejuam da Aurora ao pôr do sol, não consumindo nada sólido, gasoso ou líquido, incluindo água, soro ou fumo, e também evitam relações sexuais. O jejum é obrigatório para todos os adultos muçulmanos após a puberdade, exceto para casos específicos como gestantes, lactantes, pessoas doentes ou em viagem.
O momento de quebrar o jejum, conhecido como Iftar, é celebrado com uma refeição especial, e ao fim do Ramadã acontece a festa do Eid el-Fitr, marcando o feriado do desjejum. Durante esse mês, as atividades religiosas são intensificadas, incentivando as orações e a solidariedade com os mais necessitados.
O Ramadã é, portanto, um período importante de devoção e comprometimento para os muçulmanos, incluindo atletas como Mohamed Salah, que seguem sua prática religiosa mesmo durante os compromissos esportivos. Ao entender a tradição e respeitar o jejum durante esse período, é possível valorizar a diversidade cultural e religiosa de forma consciente e empática.