O PT pede investigação contra Eduardo Bolsonaro por suposta articulação nos EUA contra o ministro Alexandre de Moraes. Alega-se que ele busca interferir no inquérito sobre o golpe.
Pedido de Investigação pelo PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com um pedido de investigação contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro, acusando-o de suposta articulação nos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre a tentativa de golpe no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação visa apurar se Eduardo Bolsonaro está conspirando contra o governo brasileiro e o Judiciário, com o objetivo de constranger Moraes e interferir no curso do inquérito.
Denúncias e Ações nos EUA
Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, recentemente denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado, tem viajado frequentemente aos EUA desde o início de 2025. Ele busca apoio de parlamentares republicanos, apoiadores do ex-presidente Donald Trump, para articular retaliações contra Moraes e o governo brasileiro. O objetivo é livrar seu pai da prisão e reabilitá-lo politicamente.
Acusações de Práticas Criminosas
A representação apresentada pelo PT argumenta que as ações de Eduardo Bolsonaro configuram “práticas criminosas” e podem ser enquadradas como crime contra o interesse nacional. O partido cita que ele já esteve nos EUA em três ocasiões, articulando com deputados republicanos para aprovar um projeto de lei que impeça a entrada de Moraes nos EUA. Além disso, Eduardo Bolsonaro sugere a aplicação da Lei Global Magnitsky Human Rights Accountability Act contra o Brasil, permitindo que os EUA bloqueiem ou revoguem vistos e imponham restrições de propriedade.
Próximos Passos da Investigação
O caso agora está nas mãos da Procuradoria-Geral da República, que deve analisar os pedidos e decidir sobre a eventual abertura de investigação contra Eduardo Bolsonaro. A ação soma-se a outra representação apresentada pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que também acusa Eduardo Bolsonaro de “crime contra a soberania nacional” por conspirar contra o Brasil e autoridades brasileiras nos EUA.