Onda DE calor e chuvas intensas; confira como será o clima nesta 6ª
Inmet emitiu cinco alertas. Há avisos de “perigo” para chuvas intensas e um de “grande perigo” para as altas temperaturas no centro-sul
A onda DE calor que atua no país desde fevereiro, elevando as temperaturas, especialmente, no Sul do Brasil, deve chegar no sudoeste paulista nesta sexta-feira (7/3), enquanto faixa norte do país segue em estado de atenção para chuvas fortes. Segundo o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet), a expectativa é de um dia de extremos. Por isso, foram emitidos alertas para onda DE calor e três para chuvas intensas.
Os alertas emitidos pelo Inmet possibilitam informar sobre condições meteorológicas adversas que podem representar riscos à segurança e bem-estar da população. Assim, procuram auxiliar na prevenção de acidentes e a redução de danos. Por isso, é importante saber o significado dos alertas emitidos para esta sexta.
Alerta vermelho “grande perigo” para onda DE calor. Este é o alerta que informa sobre o risco à saúde da população, além de apresentar uma expectativa de temperatura 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias.
Alerta laranja “perigo” para onda DE calor. Assim como o alerta vermelho, ele também é utilizado para apontar um risco à saúde das pessoas. No entanto, com ele se espera temperatura 5ºC acima da média por período de três a cinco dias.
Alerta laranja “perigo” para chuvas intensas. Quando há possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Além disso, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Alerta amarelo “perigo potencial” para chuvas intensas. Utilizado para indicar chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos que podem alcançar os 60 km/h. Ainda há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
PREVISÃO DO TEMPO
A Região Sul deve seguir com calor intenso nesta sexta. Segundo o Inmet, duas ondas DE calor devem atuar sobre o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Destaque para Porto Alegre, que deverá ser a capital mais quente do país com termômetros atingido os 37ºC.
Já na Região Sudeste, embora tenha possibilidade de muitas nuvens no norte de São Paulo, o sudoeste do estado deve ser afetado com uma das ondas DE calor que atuam sobre a Região sul. Dessa forma, há poucas chances de chuva no estado e as temperaturas devem variar na casa dos 30ºC.
No Rio de Janeiro, também há possibilidade de muitas nuvens em todo o território, bem como de chuva fraca isolada na capital. Dessa forma, o Rio terá seus termômetros trabalhando com mínima de 21 e máxima de 34ºC. Situação similar ao que acontece no Espírito Santo e sua capital, Vitória, que registrará entre 23 e 31ºC. Em Minas Gerais, o dia deve ser de tempo firme.
Na Região Nordeste há poucas chances de chuva no interior da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Mas toda a faixa norte que liga do Rio Grande do Norte até o Maranhão está sob risco de chuvas intensas ao longo desta sexta.
Por fim, nas regiões Norte e Centro-Oeste que tiveram a semanas de acúmulo de água, devem continuar com instabilidade em seus estados. Destaque para Amapá, Pará, Roraima e Amazonas, que devem ser os estados mais afetados pelo clima.
No Centro-Oeste, o estado que deve ser mais afetado pelas chuvas é Mato Grosso, com a capital Cuiabá com muitas nuvens no céu e pancadas isoladas com trovoadas. Ainda assim, as temperaturas serão um pouco elevadas, podendo atingir os 32ºC. Uma frente fria deve avançar pelo país ao longo do fim de semana e amenizar o calorão. De acordo com a Climatempo, o sistema deve trazer alívio para as regiões afetadas pelo calor extremo, com possibilidade de chuva e redução das temperaturas. A previsão é que a frente fria comece a atuar na noite de sábado (8/3) no Sul do país, ingressando pelo Rio Grande do Sul. O sistema avança ao longo do fim de semana em direção ao Sudeste, chegando à região na segunda-feira (10/3).receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.