Com críticas à atual gestão estadual, DEM oficializa candidatura de Caiado a governador

Na manhã deste sábado (4), no espaço de eventos Sol Music Hall no setor Jaó, a convenção estadual do Democratas oficializou a candidatura de Ronaldo Caiado a governador e do candidato a vice Lincoln Tejota (PROS).

Uma multidão acompanhou a convenção do partido. Com presença de políticos de níveis regionais, estaduais e federais dos diversos partidos que compõem a chapa majoritária de Caiado. Foram oficializadas também as candidaturas para o Senado Federal de Jorge Kajuru (PRP) e Wilder Morais (DEM).

Em seu discurso, Ronaldo Caiado exaltou o papel da mulher goiana na política e enalteceu os professores de Goiás. O candidato apresentou propostas de seu plano de governo caso seja eleito. Para a área de saúde, Caiado disse que irá regionalizar os atendimentos gerais e especializados e eliminar a sobrecarga que Goiânia enfrente atualmente com o fluxo de pessoas do interior que buscam a saúde na Capital.

Para a segurança pública, a promessa do candidato é levar policiamento às cidades do Estados que estão desassistidas atualmente. Segundo Caiado, são 264 municípios em Goiás que não contam com a presença de delegado. O candidato prometeu ainda a valorização da Polícia Militar de Goiás com melhores salários.

Para a educação a proposta de Ronaldo Caiado é o investimento em escolas e faculdades públicas, além da valorização da classe dos professores e de uma melhor remuneração.

Caiado disse que todas essas propostas serão possíveis através da negociação de dívidas que empresários tem com Estado. Segundo o candidato, eles [devedores] não irão pagar suas dívidas dando dinheiro ao governo para enriquecer banqueiros de Goiás, mas sim, quitarão suas dividas entregando moradias, escolas, creches e hospitais em todas as regiões do Estado.

Em tom exaltado, Ronaldo Caiado criticou a gestão atual do Estado, o governador José Eliton e o pré-candidato a senador Marconi Perillo.

“Goiás espera há vinte anos nas filas devido ao favorecimento de uma minoria elitizada em detrimento de grande parte da população menos favorecida de Goiás” afirmou o candidato.

No fim de seu discurso o candidato a governador garantiu que irá banir a corrupção e a existência dos cargos comissionados que assola o Estado e devolver Goiás ao povo.

A chapa contará com quatorze partidos (DEM, PROS, PRP, PSL, PMB, PSC, PPL, PRTB, PTC, PSDC PMN, DC, PDT e Podemos) e traz como novidade para as Eleições um canal no WhatsApp em que as pessoas poderão falar diretamente com os candidatos, incluindo Ronaldo Caiado. O coordenador geral da campanha de Caiado será o prefeito de Catalão Adib Elias (MDB).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp