Tutores tendem a escolher cães que se pareçam com eles, dizem especialistas
Escolher o pet de acordo com a semelhança a si mesmo pode ser reconfortante, apontam pesquisas
Fãs da Disney provavelmente se lembram da cena do clássico “101 Dálmatas” (1961), em que o dálmata Pongo fica sentado perto de uma janela, observando outros cães e seus donos passando do lado de fora. Cada cachorro que passa se parece estranhamente com o tutor.
Cães que se assemelham a seus donos humanos também foram observados em pesquisas. Em um estudo, publicado em 2015, mulheres com cabelos longos tendiam a preferir cães com orelhas igualmente longas, e mulheres com fios curtos preferiam “cães com orelhas em pé”.
Especialistas dizem que esse fenômeno psicológico é resultado de nós, humanos, preferirmos animais de estimação, pessoas ou até mesmo objetos que se pareçam conosco. Afinal, somos expostos diariamente aos nossos próprios rostos no espelho. Se escolhermos um cão que se pareça com o que vemos em nós mesmos, isso pode ser reconfortante. As características do cão podem parecer familiares.
“Digamos que você esteja em um abrigo e esteja olhando para muitas opções potenciais diferentes. Você não está necessariamente gastando muito tempo tentando descobrir quais características de cada cão você quer. Uma das coisas que impulsiona a escolha é que o animal tem alguma familiaridade com você”, disse Art Markman, cientista cognitivo e vice-reitor sênior de assuntos acadêmicos na Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos.
“Há muitas maneiras pelas quais algo pode começar a parecer familiar para você, uma delas é que você pode ter tido um cachorro assim quando criança”, disse Markman. “Mas outra coisa que pode fazer algo parecer familiar é que ele se assemelha a algo que você já encontrou antes – como, digamos, você mesmo.”
O cão pode ter um conjunto de pelos como o seu ou o mesmo olhar curioso no rosto, disse Markman.
“Seja o que for, é algo que você reconhece”, ele acrescentou. “Esse lampejo de reconhecimento lhe dá essa sensação de que isso é algo com o qual você ressoa, o que pode então aumentar sua probabilidade de escolher algo sem nunca perceber que você o escolheu, em parte, por causa de sua semelhança com você.”
Em outro estudo, publicado em 2004 , foi observado que 45 cães e seus donos, fotografados separadamente, conseguiam ser comparados entre si, com base apenas nas imagens.
“Nossa pesquisa mostrou que as pessoas conseguiam combinar fotos de cães e donos em uma taxa maior do que o acaso. No entanto, isso só funcionava quando o cão era de raça pura. Achamos que isso é provável porque cães de raça pura são previsíveis tanto em sua aparência quanto em seu temperamento. Isso permite que as pessoas escolham um cão que melhor se encaixe em aparência, personalidade e nível de atividade”, disse Michael Roy, autor do estudo e professor de psicologia no Elizabethtown College, na Pensilvânia, à CNN.
“A semelhança entre o cão e o dono pode ser em um nível físico – eles parecem semelhantes – ou em um nível geral – isso parece o tipo de pessoa que teria esse tipo de cão”, ele escreveu. “Por exemplo, você pode combinar alguém que parece extrovertido e ao ar livre com um Labrador em vez de um Chihuahua.”
O IMPACTO DA “MERA EXPOSIÇÃO”
Alguns especialistas dizem que este é um exemplo do “efeito de mera exposição”, um fenômeno psicológico no qual as pessoas preferem coisas às quais foram expostas – e isso pode ir além de cães de estimação. Outro exemplo inclui pessoas que podem ter mais probabilidade de gostar de uma música se já ouviram música semelhante antes.
“Pense nisso assim: quando você vai a um show de rock, em algum momento do show, a banda toca a música que está tocando no rádio recentemente, e a multidão vai à loucura”, disse Markman. “A multidão vai à loucura não porque essa é objetivamente a melhor música da banda, mas porque é a música mais conhecida da banda.”
Outro estudo, publicado em 2014 , descobriu que observadores conseguiam combinar proprietários de carros com as vistas frontais de seus veículos porque eles se pareciam. Mesmo com produtos de consumo, as pessoas tendem a se sentir mais atraídas por algo quando são mais expostas a ele.
“Quanto mais vemos ou ouvimos algo, mais tendemos a gostar disso. Isso não explicaria necessariamente por que você pode gostar de um cão específico, mas pode explicar tendências na posse de cães. Se a maioria das pessoas ao seu redor têm labradores, seu gosto por eles pode aumentar devido a vê-los com frequência, aumentando assim suas chances de ter um também”, disse Roy.