Descubra a bebida que mais eleva o açúcar no sangue: não é suco nem vinho

descubra-a-bebida-que-mais-eleva-o-acucar-no-sangue3A-nao-e-suco-nem-vinho

Nem suco, nem vinho: saiba bebida que mais aumenta o açúcar no sangue

Devido à quantidade consumida, a bebida pode ter um impacto maior nos níveis de açúcar no sangue. Saiba qual é

Embora muitas pessoas não associem a cerveja a picos glicêmicos devido ao seu sabor amargo e não doce, ela contém carboidratos que são rapidamente convertidos em glicose pelo organismo, podendo elevar os níveis de açúcar no sangue.

De acordo com a nutricionista Carla de Castro, da clínica Sallva, em Brasília, a cerveja pode aumentar a glicemia, mas não é a principal responsável por esse efeito.

> “A resposta metabólica depende de alguns fatores, como a quantidade de carboidratos da bebida e a presença ou não de álcool. Existem até cervejas sem álcool, que podem ter um impacto menor. No entanto, a bebida contém malte e cevada, que são fontes de carboidratos simples e de rápida absorção”, explica Carla.

O álcool, inicialmente, reduz a glicose no sangue ao inibir sua produção pelo fígado. No entanto, à medida que os carboidratos são digeridos, ocorre um aumento rápido na glicemia. “Como a maioria das cervejas tem um alto índice glicêmico, o consumo excessivo pode, com o tempo, aumentar o risco de resistência à insulina e diabetes tipo 2”, alerta a nutricionista.

A cerveja tem açúcar e carboidrato na composição. Carla alerta que bebidas misturadas com destilados, como refrigerantes e sucos, podem intensificar ainda mais os picos glicêmicos.

Talyta dá algumas recomendações para quem deseja consumir cerveja, vinho ou sucos sem prejudicar a glicemia. “Evite ingerir essas bebidas de estômago vazio. Os petiscos que costumam acompanhá-las, como batata frita, mandioca e farofa, também podem aumentar ainda mais a glicemia”, alerta a nutricionista.

Ela sugere priorizar a ingestão de proteínas antes da bebida, como ovos, carnes e vegetais. Além disso, uma boa prática é beber água entre os copos ou taças de álcool, ajudando a controlar o impacto na glicose. No caso do suco de laranja, o ideal é limitar o consumo a um copo para evitar o excesso de frutose no organismo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp