Veja dicas para evitar acidentes e explosões com baterias de bicicletas elétricas e celulares
Corpo de Bombeiros orienta a não deixar o equipamento carregando sem supervisão e perto de materiais inflamáveis. Na madrugada de segunda (10), bicicleta explodiu e causou incêndio em apartamento no Leblon.
Desde o início do ano, o Corpo de Bombeiros registrou 36 acidentes envolvendo bicicletas, motos e celulares — 3 com explosões de bateria. Uma delas causou um incêndio em um apartamento do Leblon, na Zona Sul do Rio, na madrugada desta segunda-feira (10). Por isso é importante seguir algumas dicas na hora de carregar as baterias (veja mais abaixo).
De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras, a primeira recomendação é evitar deixar o equipamento carregando à noite toda.
> “Ao chegar à carga máxima da bateria, tem que tirar da tomada poque alguns equipamentos podem sofrer um superaquecimento e causar um incêndio”.
Foi o que aconteceu no acidente no Leblon. Um jovem de 19 anos acordou com o barulho da explosão da bateria de uma bicicleta elétrica e com o quarto já todo tomado pela fumaça. Ele foi levado para o hospital por ter inalado fumaça. Já o pai do jovem teve ferimentos leves ao tentar conter o incêndio.
> “É um caso clássico. Quando não estamos monitorando a bateria, quando estamos dormindo, não temos o tempo de reação necessário para impedir que o incêndio se propague. Se for carregar a bateria, tem que estar em casa. Não pode dormir, tem que monitorar o tempo inteiro”, explica o major.
Veja abaixo algumas dicas de como evitar acidentes:
– evite carregar as baterias em locais próximos a materiais inflamáveis;
– escolha áreas com piso frio e bem ventiladas;
– jamais deixe a bateria carregando sem supervisão;
– após a bateria atingir 100% de carregamento, retire-a da tomada;
– use carregadores originais ou certificados;
– não utilize extensões ou adaptadores danificados.
Segundo Contreiras, o cuidado com a bateria deve continuar mesmo quando ela está sendo usada nas bicicletas elétricas, que estão por todos os lugares, nas ruas, ciclovias e orlas da praia.
“Pode acontecer das duas maneiras: mesmo andando, fora da tomada, quanto na tomada. Existe ali a questão do curto-circuito, superaquecimento e da fuga térmica. Muitas vezes, as baterias podem amassar devido a alguma colisão da bicicleta, pode cair”, diz.
“Se você observar sua bicicleta e perceber que a estrutura da bateria está deformada, amassada, cor diferente, cheiro ou fumaça, é um sinal de alerta. Substitua essa bateria e vá a uma autorizada porque o risco de incêndio é muito grande”, acrescenta.