Belém recebe totem de atendimento exclusivo para denúncias de violência contra a mulher; veja como funciona
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Pará, equipamento é o primeiro do
Brasil e foi desenvolvido para oferecer atendimento, orientação e encaminhamento
às mulheres vítimas de violência.
O equipamento vai ajudar as mulheres vítimas de violência, e contará
ainda com o novo canal 197 voltado especialmente às mulheres. — Foto: Divulgação
Belém recebeu um totem exclusivo para atendimento de mulheres vítimas de violência. O dispositivo foi instalado em uma sala no Hospital Público da Mulher, na avenida Gentil Bittencourt, no bairro de São Brás, com o objetivo de proporcionar um atendimento autônomo e seguro às vítimas.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), o equipamento é o primeiro do Brasil e uma forma física da delegacia virtual e foi desenvolvido para oferecer atendimento, orientação e encaminhamento às mulheres vítimas de violência.
Além do autoatendimento, o equipamento também conta com o novo canal 197. O
canal é especialmente dedicado ao suporte de vítimas de violência, com intuito
de auxiliá-las em casos de agressão e a solicitar medidas protetivas junto à
segurança pública.
Ainda segundo a Segup, o totem possibilita que mulheres que estejam em situação
de violência tenham acesso à Delegacia Virtual de Atendimento à Mulher para o
registro de ocorrências.
Em um ano de ativação, a delegacia virtual da mulher já registrou 3.965
ocorrências, dessas 584 foram formalizadas e 357 solicitaram medidas protetivas, o que representa 61% dos atendimentos. A delegacia registrou ainda um total de 7.263 acessos ao formulário de ocorrências.
O totem de autoatendimento conta com diversas ferramentas de apoio, incluindo a
opção de registrar ocorrência por meio de um link direto para a Delegacia
Virtual de Atendimento à Mulher.
Além disso, oferece um chatbot, no qual a vítima pode se comunicar com um
atendente virtual para esclarecimentos, tirar dúvidas e até receber atendimento. De acordo com a Segup, parentes e amigos da vítima também podem realizar a
denúncia.
Caso não queira realizar o atendimento virtual, a vítima ou a pessoa que estiver
denunciando pode realizar a denúncia através do novo Canal 197 e falar
diretamente com o atendente.
No canal, o atendente vai direcioná-la às delegacias especializadas no
atendimento à vítimas de violência, e ainda, encaminhar para medidas protetivas
e orientações de como proceder diante de uma situação de violência.
No autoatendimento, a mulher também pode solicitar uma medida protetiva final
sem precisar de uma delegacia. Ainda de acordo com a Segup, atendimento no totem
pode ser feito por qualquer pessoa que precise do serviço, não apenas para
pacientes do hospital.
De acordo com uma pesquisa recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
(FBSP), mais de 21 milhões de brasileiras com 16 anos ou mais afirmaram ter sido
vítimas de algum tipo de violência nos últimos 12 meses.
Esse dado corresponde a 37,5% das mulheres entrevistadas, a maior taxa já
registrada, superando em 8,6 pontos percentuais o resultado da pesquisa
anterior.
Outro dado preocupante da pesquisa refere-se aos casos de abuso sexual. Uma em
cada dez mulheres relatou ter sido vítima de abuso ou forçada a manter relações
sexuais contra sua vontade no período investigado.
Segundo a pesquisa, cônjuges, companheiros ou namorados foram responsáveis por
40% dos casos de violência. Também foram registrados episódios de espancamento,
ofensas verbais, agressão física, ameaças de agressão, perseguição, lesões,
ameaças com faca ou arma de fogo, além da divulgação de fotos ou vídeos íntimos.
Os dados serão enviados para a 69ª sessão da Comissão sobre a Condição da
Mulher, que acontecerá na sede das Nações Unidas, em Nova York, de 10 a 21 de
março.
No Pará, caso a vítima precise fazer uma denúncia e deseje manter sua identidade
em sigilo, pode ligar para o Disque-Denúncia (181) ou utilizar o Disque-Denúncia
pelo WhatsApp, através do número (91) 98115-9181. Esses números estão
disponíveis para todos os municípios do estado.
As denúncias serão encaminhadas para as unidades de segurança competentes pela
apuração e cumprimento.
Também é possível realizar denúncia de violência contra a mulher através do
número 180. O número funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, até mesmo
em feriados. A ligação é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional. Qualquer
pessoa pode utilizar o serviço.
Esse é um passo importante no combate à violência contra a mulher no Brasil. O totem de atendimento em Belém mostra o avanço em oferecer recursos e suporte especializado para as vítimas. É essencial a conscientização e a divulgação desses mecanismos de denúncia e proteção, visando um futuro mais seguro e igualitário para todas as mulheres.