Operação policial prende suspeitos de envolvimento em ataques a operadoras de internet no Ceará
Na manhã desta quarta-feira (12), a Polícia Civil iniciou a ‘Operação Strike’, com objetivo de combater as ações de grupos criminosos que vêm atacando empresas provedoras de internet no Ceará. Membros de facção cobram ‘taxa de empresas’ de internet para autorizar o serviço no estado.
A Polícia Civil prendeu 10 envolvidos em ataques a operadoras de internet no Ceará.
Dez pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (12) por envolvimento em ataques a empresas de internet no Ceará. A Polícia Civil iniciou a “Operação Strike”, com objetivo de combater as ações de grupos criminosos que vêm atacando esses locais. Desde fevereiro, foram pelo menos oito ataques nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Caridade e São Gonçalo do Amarante.
Até 6h30 de hoje (12), dez mandados de prisão foram cumpridos e três armas de fogo foram apreendidas.
As operações policiais estão resultando na prisão e busca de envolvidos em ataques a empresas provedoras de internet no Ceará. Membros de facção exigem uma “taxa” das empresas para autorizar a oferta do serviço. Empresas que se recusam a pagar podem sofrer represálias, como incêndios, destruição de cabos e tiros disparados na fachada.
As empresas de internet no Ceará estão suspendendo suas atividades em algumas regiões após os ataques promovidos por uma facção criminosa. Trabalhadores do setor estão preocupados com o atual cenário. A suspensão temporária das visitas técnicas foi comunicada por uma das empresas provedoras após um ataque sofrido. A Brisanet, provedora que atua em mais de 200 cidades do Nordeste, também foi alvo de ataques.
A empresa afirma que os ataques prejudicam a continuidade dos serviços prestados aos clientes e está adotando medidas de segurança para proteger seus colaboradores e equipamentos. Em Caridade, as empresas do setor suspenderam as atividades após os ataques, deixando todo o município sem internet.
A Secretaria da Segurança Pública está investigando a atuação de grupos criminosos contra as empresas provedoras de internet no Estado. O governo instalou um grupo especial para investigar os atos criminosos.
Os ataques criminosos estão aumentando os custos de operação das empresas de internet no Ceará, causando um prejuízo que já ultrapassa R$ 1 milhão em todo o estado. Os ataques afetaram a internet em várias cidades, como Caridade, onde 90% dos moradores ficaram sem conexão após os cabos terem sido arrancados.
Os prestadores de internet no Ceará estão sendo ameaçados por grupos criminosos durante as visitas técnicas, sendo cobrados a pagar uma taxa de 50% do valor dos serviços prestados aos clientes. Os ataques têm afetado empresas em várias cidades do estado, gerando prejuízos e impactando os serviços prestados.