Cientista político Pedro Araújo, analisa cenário pós-convenções

O especialista ressalta que tudo pode acontecer até outubro, já que ainda têm-se alguns meses de campanha

Pesquisas de intenções de voto revelam  um cenário estável da pré-cam­panha ao Governo de Goiás e marca o início do período eleitoral com um quadro de vitória para o senador Ro­naldo Caiado(DEM) no primeiro tur­no. As sondagens foram feitas após a realização das convenções, em que a base aliada e o candidato emedebista mostraram suas forças com alianças de última hora.

Em tese, as pesquisas segundo o cientista político Pedro Araújo, que em entrevista ao jornal Diário do Estado analisou o cenário atual já assimilam as movimentações dos pré-candidatos em suas alianças, que já estão totalmente fechadas. Em relação ao governador José Eliton e que seria o puxador de votos dos candidatos da situação. O pré-candidato Ronaldo Caia­do apresenta 39,8% das intenções de voto contra 12,5% de José Eliton e Daniel Vilela. Nas redes sociais, os números da pesquisa foram o assunto que dominou os debates dentre mi­litantes e especialistas. Da mesma forma, o especialista afirma que ambos usaram as redes como um meio de conseguir votos e ganhar popularidade, no caso daqueles que tem desvantagem no tempo de televisão.

Ao analisar a hipótese do senador Ronaldo Caiado vencer ainda no primeiro turno e o cenário conturbado na disputa ao Senado, com a aproximação de no­vos candidatos aos líderes Marconi Perillo (PSDB) e Lúcia Vânia (PSB), caso de Jorge Kajuru, que se firmou na segunda e terceira colocações, conforme as pesquisas. O especialista ressalta que tudo pode acontecer até outubro, já que ainda têm-se alguns meses de campanha.  A senadora Lúcia Vânia (PSB), uma das líderes da disputa ao Sena­do, diz que a população reconhece “seu trabalho”. Ela agradece os nú­meros e diz que está consciente de que poderá crescer ainda mais com o desenvolvimento da campanha. O senador Wilder Morais (DEM), por sua vez, comemora a liderança do amigo de legenda e parlamento Ronaldo Caiado e agra­dece os eleitores pelo seu desempe­nho: Wilder saiu de 1% para 12,1%, obtendo o maior crescimento den­tre os candidatos majoritários, in­clusive os governadoriáveis.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos